REFERENDO DO TRATADO CONSTITUCIONAL EUROPEU
20 Maio, 2005 at 12:07 pm 1 comentário
Poderá a blogosfera ter um efectivo papel impulsionador do debate sobre o Tratado Constitucional Europeu?
Parece-me claro que fazer um referendo “só por fazer” pouco acrescentará de novo a uma eventual mera ratificação desse Tratado pelo Parlamento nacional.
Para que o referendo tenha relevância, é necessário um intenso trabalho prévio de esclarecimento e debate; é fundamental que os portugueses tenham um conhecimento mínimo do que está em causa; de quais as implicações deste Tratado.
Anteontem, tinha sido Pacheco Pereira a criar um “blogue” em defesa do “NÃO”: Sítio do Não.
Ontem, surgira um outro “blogue”, em prol do “SIM”: O Sítio do Sim.
Já hoje, o Tugir lança uma “Comunidade de Blogs pelo SIM“, ao mesmo tempo que começa a apresentar argumentos em defesa da opção “SIM”.
Como ponto prévio ao debate, o Tratado encontra-se disponível para consulta aqui.
[2301]
Entry filed under: Blogosfera.




1.
CMC | 20 Maio, 2005 às 12:26 pm
Caro Leonel,
O melhor, antes de andarmos por aí a dizer que sim ou não só por mera inclinação, é apresentar argumentos.
E, antes mesmo de catalogar o Tratado Constitucional, de neoliberal, limitador dos direitos e deveres de cidadania, nada como ler o que está escrito.
Certamente que podem haver pontos com os quais discordamos, mas, na globalidade, e no presente, este é o Tratado Constitucional que importa assegurar, para que a União não fique presa a um conjunto, quase infinito de documentos, que precisam de pedir autorização a uma perna para a outra se mexer. Ou a União acompanha o ritmo, estando ela preparada para influenciar o ritmo mundial, ou o atraso, é uma inevitabilidade.