LÍNGUAS MINORITÁRIAS NA EUROPA (I)
28 Fevereiro, 2005 at 12:37 pm 2 comentários
Estima-se que o número de línguas autóctones faladas na Europa se aproxime de cerca de 225; sendo as mais faladas o russo, o alemão, o inglês, o francês e o italiano, não obstante, praticamente todos os países possuem mais de uma língua local.
A maior parte das línguas europeias têm uma origem comum, dita indo-europeia, agrupando-se em grandes famílias, de que são exemplo as línguas românicas, germânicas, eslavas, célticas e bálticas.
As línguas românicas reúnem o catalão, corso, espanhol, francês, italiano, ladino (língua dos judeus de origem espanhola), occitano, português, romanche, romeno e o sardo.
A família das línguas germânicas integra um ramo nórdico (dinamarquês, faroês, islandês, norueguês e sueco) e um ramo ocidental (alemão, frison, inglês, neerlandês e yiddish).
As línguas eslavas compreendem o bielorusso, búlgaro, checo, croata, eslovaco, esloveno, macedónio, polaco, russo, sérvio, sorabe e ucraniano.
As línguas célticas incluem o bretão, gaélico escocês, galês e o irlandês.
As línguas bálticas agrupam o letão e o lituano.
O grego, albanês e arménio constituem-se em famílias distintas e individuais.
Para além destas, subsistem ainda na Europa diversas línguas de origem não indo-europeia, de que se destacam: (i) no Norte, o estónio, finlandês e húngaro; (ii) no Sudeste, o azéri e o turco; (iii) a família caucasiana, com o abkhaze e o geórgio; (iv) a família afro-asiática, com o berbere, hebreu e maltês.
Outra excepção significativa é o basco, uma língua de origem desconhecida.
(continua)
Links a consultar:
http://www.ecml.at/edl/default.asp?t=celebration&l=F
[2106]
Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.
1.
opaco | 28 Fevereiro, 2005 às 5:13 pm
e o galego que ainda que possa ser assimilado ao português, tem muitos mais falantes que alguma dessas linguas… Parabéns pelo seu blog 🙂
2.
Leonel Vicente | 28 Fevereiro, 2005 às 5:22 pm
Do galego aqui me ocuparei dentro de alguns dias…