"BLOGOSFERA" EM 2004 (VI)
A 19 de Fevereiro, Luís Ene (entretanto regressado ao Ene Coisas, após uma breve pausa) lançava o “1º Concurso de Literatura para Blogs“.
A 23 de Fevereiro, no 17º aniversário do desaparecimento de Zeca Afonso, um “blogue” reune as homenagens a esta grande figura da cultura portuguesa (mais de 40 “blogues” publicaram textos alusivos à data, centralizados na referida página agregadora).
No mesmo dia, tem início o “Roma Antiga“, um blogue de características bastante específicas: “Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes”.
E, também a 23, o “Público” lança um “blogue” sobre a campanha para as eleições presidenciais norte-americanas.
A 25 de Fevereiro, Carlos Vaz Marques anuncia o “óbito” do “Outro, eu”, uma perda significativa para a blogosfera portuguesa, uma visão com uma sensibilidade particular de um excelente jornalista, “consagrado” em particular na entrevista na rádio (“Pessoal… e transmissível”, na TSF), mas também na “entrevista escrita”. Entretanto, Carlos Vaz Marques parece querer proporcionar-nos o prazer do seu regresso; oxalá!
Ainda no mês de Fevereiro, dá-se o regresso da “Formiga de Langton”, após a “desintegração” porque passara antes. A “segunda vida da Formiga” seria, contudo, bastante limitada.
A 29 de Fevereiro, concretiza-se a primeira “mega-fusão” da blogosfera portuguesa, com o Mata-Mouros, Cataláxia e Cidadão Livre a concentrarem-se no novo “Blasfémias“, um “blogue” de cariz “liberal”.
E, no mesmo dia, uma “cisão”: Tiago Rodrigues, ex-Desejo Casar, inaugura o Mundo Perfeito (anteriormente, também já Luís Filipe Borges saíra, para o Causa Nossa…).
Há 1 ano no Memória Virtual – O Livro das Ilusões
[1893]
Entry filed under: "Blogosfera" em 2004.