"BLOGOSFERA" EM 2004 (III)
3 Dezembro, 2004 at 8:22 am 3 comentários
A 22 de Janeiro, a partir de uma ideia / sugestão de Pacheco Pereira, tem início o “blogue” dos “Cadernos de Camus” (com “textos a partir dos textos de Camus”), um projecto em “stand-by”:
“Um blogue sobre os cadernos de Camus
Repito aqui uma sugestão que já tinha feito há uns meses: usar os cadernos de Camus como texto inicial para um blogue de literatura e filosofia, e, a partir dos seus textos, colocar outros textos, meta-textos sobre as entradas originais de Camus, numa espécie de trabalho colectivo, uma never ending story de inspiração camusiana. Para este tipo de coisas os blogues são uma boa fórmula e o resultado pode vir a ser publicado mais tarde em livro. (Agora que escrevo isto, outros textos também dariam blogues interessantes, certas partes da Bíblia por exemplo.)”
(ver também a entrada no Abrupto, a 13 de Janeiro, “Proto-bloguismo”).
Os dias 22 e 23 de Janeiro seriam dias de “grande rebuliço” e efervescência na blogosfera, a propósito da discussão sobre a autoria do blogue “Possibilidade do Sentir“, cuja autora se fazia passar pela jornalista Anabela Mota Ribeiro, então a iniciar a apresentação de magazine cultural no novo canal “A Dois”.
Para se ter uma ideia da polémica então lançada, veja-se a seguir uma relação(amostra apenas exemplificativa, uma vez que a lista seria bastante extensa!) do que então se “disse”/escreveu: Glória Fácil, Outro, eu, e também aqui, Terras do Nunca, Para mim tanto faz (diversas entradas, a 21 e 22 de Janeiro), Cruzes Canhoto e Matamouros.
Tal como no caso posteriormente verificado de um “blogue” que, a coberto de um nome pouco menos que risível (Matinha Morning Herald) mas com o endereço “http://tsfradio.blogspot.com” (!), se procurou “fazer passar” por algo da responsabilidade de profissionais da TSF, a lição que devemos extrair destas situações é a necessidade de sermos, todos, cada vez mais cuidadosos, perante estas “cartas anónimas”, a faceta “perversa do poder da net”. Hoje, tal como então, parece-me que não podemos “dar crédito” a tudo o que se lê ou diz.
Há 1 ano no Memória Virtual – O Livro das Ilusões
[1889]
Entry filed under: "Blogosfera" em 2004.
1.
carlos a.a. | 3 Dezembro, 2004 às 4:57 pm
Parabéns, Leonel, pela merecidíssima distinção da Weblog.com.pt/ do Memória Virtual como “Blogue da Semana”.
2.
Miguel Lourenço Pereira | 3 Dezembro, 2004 às 5:31 pm
Dou igualmente os parabens a este belissimo weblog.
Recomendo igualmente que nesta sua revista sobre a Blogosfera em 2004 não se esqueça de referir um marco da nossa blogosfera: o nascimento da primeira Academia de Blogs de lingua portuguesa. A Academia de Blogs de Cinema que reuniu na sua primeira fase – inaugurado a 10 de Junho, e fundado por dois weblogs, o Hollywood (www.hollywood.weblog.com.pt) e o CineBlog (www.cineblog.blogs.sapo.pt) – 20 blogs membros, 18 dos quais de Portugal e dois brasileiros. Creio que é um facto importante e que poderia ser referido neste compendio.
Cumprimentos e continuação de bom trabalho.
3.
Leonel Vicente | 3 Dezembro, 2004 às 7:20 pm
Agradeço os comentários e a “dica” do Miguel.