Archive for 22 Outubro, 2004
ESTADOS UNIDOS – NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO (VI)
Numa primeira fase, a Guerra da Independência é travada por voluntários, principalmente colonos do Norte e do Sul.
Contudo, a guerra de guerrilha contra os soldados ingleses, os “jaquetas vermelhas”, é dificultada pelo grande número de colonos que se mantinham fiéis à metrópole.
A decisiva ajuda para a consolidação das lutas pela independência viria da França; motivada pelos ideais de liberdade norte-americanos e querendo vingar a derrota da Guerra dos Sete Anos, a França financiou os rebeldes, atraindo também os espanhóis para a contenda.
O apoio francês e espanhol (países que dispunham também de colónias na América) tem também por motivação prejudicar o processo industrial inglês, considerando nomeadamente que eram as colónias (principalmente as do Sul) que forneciam o algodão que constituía a matéria-prima base da indústria têxtil britânica.
A participação da marinha francesa ampliou a guerra, até ao Caribe e às Índias.
Por fim, em 1781, depois de sitiado por tropas rebeldes, o Exército inglês rende-se em Yorktown.
O Tratado de Versalhes, em 1783, reconheceria a independência dos Estados Unidos da América, recompensando também os seus aliados: a França recuperava Santa Lúcia, Tobago e as suas possessões no Senegal; a Espanha anexaria a Ilha de Minorca e a região da Florida.
A vitória norte-americana traduz o termo da unidade do sistema colonial, tendo sido decisiva para a queda do Antigo Regime.
[1797]
"OS PEQUENOS VAGABUNDOS"
Apesar de ocultos nas “profundezas deste blogue” (“entradas” a 18 de Dezembro de 2003 e 11 de Janeiro de 2004), os “Pequenos Vagabundos” (“Les Galapiats“, na versão original) continuam a mostrar ser uma série de culto, nomeadamente para as pessoas da minha geração (sendo um dos “posts” mais comentados no Memória Virtual).
Acabo de tomar conhecimento (informação do Nuno Correia, em mais um dos comentários que antes referi) que a Prisvideo – Edições Videográficas lançou ontem no mercado nacional esta série “lendária”, em dois DVD, com legendagem em português.
“Obrigatório” comprar!
[1796]
FESTIVAL DE BANDA DESENHADA
Inicia-se hoje o XV Festival Internacional de BD da Amadora, tendo por tema central “As 100 BD’s do Século XX”.
A exposição, patente até dia 7 de Novembro, decorrerá na Nave Comercial da Estação de Metro da Falagueira (Amadora – Este), Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem e Galeria Artur Bual.
Tintim, Corto Maltese, Astérix, Blake & Mortimer, Lucky Luke, e Calvin & Hobbes são alguns dos “ilustres convidados” que marcarão presença.
O Festival conta também com a participação dos portugueses Fernando Bento, Eduardo Teixeira Coelho, Vitor Gaião e André Carrilho.
Há 1 ano no Memória Virtual – Os melhores blogues do mundo
[1795]



