LUÍS MIGUEL CINTRA
14 Outubro, 2004 at 1:32 pm 1 comentário
Gostava hoje de prestar uma pequena “homenagem” a uma das figuras maiores da cultura portuguesa: o actor e encenador Luís Miguel Cintra.
Nascido em Madrid em 1949, iniciou a sua carreira no teatro em 1968, no Grupo de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa.
Em 1973, fundou, com Jorge Silva Melo, o Teatro da Cornucópia, de que foi o primeiro responsável ao longo de vários anos.
Projectou o nome do Portugal através da participação em Festivais Internacionais de Teatro (em Veneza, Avignon, Paris, Bruxelas e Udine) e também com as suas actuações em cinema, interpretando filmes de João César Monteiro, Paulo Rocha, Luís Filipe Rocha, Manoel de Oliveira, Maria de Medeiros, Teresa Vilaverde, João Botelho, Pablo Llorca, Jorge Cramez e John Malkovich, entre muitos outros.
Estendeu a sua carreira à ópera, tendo encenado produções no Teatro Nacional de São Carlos; realizou também recitais de poesia, tendo gravado a leitura integral de «Viagens na Minha Terra», de Almeida Garrett e «Amor de Perdição», de Camilo Castelo Branco, assim como poemas de Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, Ruy Belo, Camões, Antero de Quental e um sermão do Padre António Vieira.
[1780]
Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.




1.
maria | 17 Novembro, 2004 às 6:41 pm
Vi recentemente o actor/encenador no seu teatro em esopaida ou a vida de esopo e foi um fascínio, uma benção ver este homem no teatro com tudo o que o cinema lhe esconde. Um grande actor com uma estética magnífica.