ONDE É QUE NÓS FALHÁMOS?

6 Outubro, 2004 at 8:36 am

A TVI anuncia impante e “orgulhosa” (estará mesmo?!…) que a estreia da sua “Quinta” teve uma audiência de cerca de 4,5 milhões de portugueses, com um “share” de 60 %.

Ainda há três dias, muito se falou do que foi talvez o programa de maior impacto social na televisão portuguesa, o “Zip Zip”. É curioso que tanto se fale tanto de um programa de que as pessoas com menos de 40 anos não terão, na generalidade, qualquer memória (não é do “meu tempo”…) e, em que as pessoas que tiveram o privilégio de a ele assistir, não deixariam de ser (nos finais da década de 60, inícios dos anos 70) uma “minoria”.

Mas já muitos mais tiveram a oportunidade de ver, por exemplo, espectáculos televisivos e culturais como o concurso “A Visita da Cornélia”.

A pergunta é simples (a resposta é que será mais complexa…): “Onde é que nós (todos) falhámos, na nossa evolução social, económica, cultural, para termos feito este percurso, de “nivelamento por baixo”, de primado da “televisão fast-food”, de grande pulsão voyeuristica“?

P. S. Desde domingo até agora, vi (no total) cerca de 15 minutos da “Quinta”; pareceu-me um “one man show” (rodeado por mais um conjunto de “maus actores”), sem qualquer interesse que possa sustentar as anunciadas audiências, no que espero venha a ser mais uma confirmação do esgotamento do modelo “Big Brother”.

Há 1 ano no Memória Virtual – Constituição Europeia

[1764]

Entry filed under: Media e Comunicação.

5 DE OUTUBRO (DE 1910… E DE 1143) PONTE VASCO DA GAMA (I)


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2004
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.