REDUÇÃO DA DURAÇÃO DAS LICENCIATURAS
1 Outubro, 2004 at 2:20 pm 1 comentário
Em minha opinião, na linha da “cultura de facilitismo” de que aqui falava ontem, a duração das licenciaturas em Portugal vai ser encurtada para três anos (à excepção do curso de Medicina), num processo de harmonização face às universidades europeias, em conformidade com a Declaração de Bolonha (a qual visa uma aproximação das qualificações proporcionadas pelas escolas superiores europeias até 2010).
A questão que – mais uma vez, com algum cepticismo – tenho de me colocar é: “Será que essa harmonização em termos quantitativos, de número de anos de licenciatura, terá associada uma harmonização a nível qualitativo”?
[1755]
Entry filed under: Sociedade.




1.
cap | 1 Outubro, 2004 às 4:39 pm
Era importante que assim fosse, pois só dessa forma os novos licenciados portugueses poderiam competir em pé de igualdade com os restantes europeus. De outro modo, ainda veremos o país cheio de licenciados europeus a ocupar os melhores postos em Portugal.
Sinceramente, acho que o único efeito visível será o de em pouco tempo termos mais mestres: os dois anos posteriores à licenciatura. É só disso que precisamos: um país de mestres!