EURO 2004 (XLI) – 1996
24 Maio, 2004 at 7:55 pm 1 comentário
A X edição do Campeonato da Europa, com a Fase Final em Inglaterra, viu nascer uma nova geografia na Europa, pós-queda do Muro de Berlim e na sequência da desintegração da URSS e da Jugoslávia, fazendo .explodir. as nacionalidades, o que originou que o número de países participantes aumentasse para 48, com as estreias de: Arménia, Azerbeijão, Bielorrússia, Estónia, Geórgia, Letónia, Lituânia, Moldávia, Ucrânia, Croácia, Eslovénia, Eslováquia, Macedónia e Israel (assimilado à Europa, em termos futebolísticos).
Tal obrigou a um novo formato da prova: 8 grupos, constituídos por 6 países, apurando os vencedores e os 6 melhores 2º classificados, obrigando os restantes 2 a um .playoff. para apurar o 15º finalista, a juntar-se ao país organizador.
A .fava. calharia à Irlanda, que perderia o referido .playoff. perante a Holanda.
Nos restantes grupos, não houve surpresas, para além da eliminação da Suécia (3ª classificada na edição anterior), num grupo ganho pela Suíça, com a entrada na .alta-roda. do futebol europeu da Turquia.
Portugal faria uma excelente campanha, sendo vencedor do seu grupo, com a maior vantagem para o 2º classificado (Irlanda) de todos os grupos (6 pontos) e sendo a segunda selecção mais .goleadora..
Com uma prova assim alargada, as goleadas ganharam maior expressão e variedade, também com contributo português: 10-0 no França-Azerbeijão; 8-0 no Portugal-Liechtenstein; 0-7 no Liechtenstein-Portugal; 7-0 no Áustria-Liechtenstein (que, ainda assim, cometeria a proeza de empatar a zero com a Irlanda); 0-7 no S. Marino-Rússia; 0-6 no Finlândia-Rússia; 6-0 no Espanha-Chipre; 7-1 no Croácia-Estónia (coleccionando 10 derrotas, nos 10 jogos disputados).
Na Fase Final, pela primeira vez com 16 finalistas, um .mini-Campeonato do Mundo.; a Inglaterra, Holanda, França e Espanha conseguiriam .com naturalidade. o apuramento para os ¼ final; a Alemanha e a R. Checa afastariam a Itália; por fim, Portugal conseguiria mais uma proeza, vencendo o grupo, eliminando o campeão europeu em título (Dinamarca), qualificando-se conjuntamente com a Croácia.
Nos ¼ final, Portugal seria eliminado por um golo de Poborsky, enquanto a Alemanha eliminava a Croácia. Nos outros jogos, empates a zero, com a Inglaterra e a França a afastarem a Espanha e Holanda no desempate nas grandes penalidades.
Mais dois empates nas ½ finais, e mais desempates por .penalties., com os assim apurados na fase imediatamente anterior a serem afastados pela Alemanha e R. Checa.
Novo empate na Final, com Bierhoff a marcar, no prolongamento, o primeiro .golo de ouro. da história e a dar mais um título à Alemanha, redimindo-se do Euro 92 (derrota na final) e do Mundial de 1994.
[1337]
Entry filed under: Euro-2004.




1.
bcool | 25 Maio, 2004 às 12:22 am
Pessoal, sobre o próximo treinador do benfica, já podem dar a vossa opinião no Generalidades, votando na sondagem …
Aproveitem e prevejam quando vai ser o próximo aumento da gasolina …