PORTUGAL – NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO (XV)

7 Maio, 2004 at 8:15 am

“O facto mais célebre da história dos séculos da luta contra os Mouros foi a batalha de Ourique, travada em 25 de Julho de 1139, portanto no ano imediatamente anterior àquele em que D. Afonso Henriques começou a usar o título de rei.

Ter-se-ia isto passado nos campos de Ourique, designação medieval do Baixo Alentejo. Esta localização deu motivo a grandes debates entre os historiadores, que consideram estranho que D. Afonso Henriques se aventurasse tão longe, numa altura em que o posto mais avançado da fronteira era Leiria.

Pouco se pode dizer com firmeza sobre a batalha. Há certamente relação entre Ourique e a situação militar que no Verão de 1139 se verificava na Península. Afonso VII reunira todas as forças cristãs para a conquista de Aurélia, cidade de decisiva importância estratégica sobre o Tejo, não longe de Toledo. Mas a cidade defendia-se e pedia a ajuda de todos os reinos muçulmanos da Península; um enorme exército foi organizado para a sua defesa, e entre Afonso VII e os defensores de Aurélia fez-se um acordo: se o exército de socorro chegasse dentro de certo prazo, ele levantaria o cerco sem luta; no caso contrário, a cidade entregar-se-ia sem combater. Ora, foi esse exército de socorro que, inexplicavelmente, em vez de se dirigir a Aurélia, perseguiu a hoste de D. Afonso Henriques.

Todas as fontes são concordes em salientar o elevadíssimo número de mouros, mas o exagero fazia parte das descrições desse género. Um texto fala em dez mil, outros em quarenta mil. Mais tarde, os cronistas portugueses acrescentaram um zero à cifra mais alta e fixaram o número de quatrocentos mil. Mas não há dúvida de que esta façanha causou, no seu tempo, muita sensação.

Foi a partir deste núcleo central que se desenvolveu um mito que teria a maior importância na história portuguesa.”

“História concisa de Portugal”, José Hermano Saraiva

[1281]

Anúncios

Entry filed under: Semana da História.

EURO 2004 (XXIX) – 1984 ELVIS COSTELLO EM PORTUGAL


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: