PORTUGAL – NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO (XII)

4 Maio, 2004 at 8:55 am

“Nos anos seguintes houve guerras entre o imperador e o infante português. O que se pode dizer ao certo é que os Portugueses combateram no Alto Minho e que Tui serviu de pomo de discórdia. Em 1137 restabeleceu-se a paz (paz de Tui) e Afonso Henriques prometeu ao imperador “fidelidade, segurança e auxílio contra os inimigos”.

Em 1140 começa o caudilho português a intitular-se rei. Até então, o chefe do condado apresentara-se como infante ou como príncipe. o que constituía apenas uma declaração de linhagem real; na verdade, ele era neto de Afonso VI; a mãe, por ser filha de rei, várias vezes assinou rainha. O título de rei era uma dignidade pessoal que não implicava por si a independência do reino. Já vimos que desde 1135 Afonso VII se apresentava como imperador de toda a Espanha; vários dos príncipes que dele dependiam eram reis, e esse facto não só não comprometia, como até ajudava a plenitude da autoridade imperial.

Em Outubro de 1143 ocorreu um facto que hoje se considera um passo decisivo no caminho para a independência. Um legado pontifício, o cardeal Guido de Viço, veio à Península para regularizar várias questões de administração eclesiástica e teve uma reunião com o rei de Leão e com D. Afonso Henriques na cidade leonesa de Zamora.

Mas na realidade não sabemos como as coisas se passaram e ignora-se completamente se foi assinado algum acordo, embora modernamente se tenha feito muitas vezes referência a um tratado de Zamora, que talvez nunca tivesse existido.”

“História concisa de Portugal”, José Hermano Saraiva

[1272]

Anúncios

Entry filed under: Semana da História.

EURO 2004 (XXVI) – 1984 UNIÃO DE TOMAR – 90 ANOS


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: