… OS PRÓXIMOS CANDIDATOS
![]()
.Numa primeira fase, o objectivo é assegurar que a Bulgária e a Roménia, os países candidatos que não se encontravam ainda prontos para aderir em 2004, possam aderir à União em 2007.
![]()

Segue-se a Turquia, o décimo-terceiro candidato à adesão. Não se deu ainda início às negociações de adesão essencialmente pelo facto de a Turquia não preencher os critérios políticos. No entanto, os líderes da União confirmaram em 1999 que a Turquia «é um Estado candidato destinado a aderir à União com base nos mesmos critérios que os aplicados aos outros candidatos». Realizar-se-á nos finais de 2004 uma nova avaliação do respeito dos critérios políticos, que, se for positiva, permitirá que as negociações se iniciem sem demora.
A Turquia tem um nível de vida que se situa em cerca de 25% da média da União . aproximadamente o mesmo que a Bulgária e a Roménia. A sua população de cerca de 70 milhões de habitantes torná-la-á o maior país da União a seguir à Alemanha.
Para além destes há outros países que são candidatos potenciais. São estes os países da região dos Balcãs Ocidentais: a Albânia e os países que formavam a antiga Jugoslávia (Croácia, Macedónia, Bósnia e Herzegovina e Sérvia e Montenegro). A União Europeia deve ajudar estes países a acelerarem os seus preparativos com vista à potencial adesão à União Europeia. A Croácia apresentou em Fevereiro de 2003 o seu pedido de adesão que se encontra a ser examinado pela Comissão Europeia.
(.)
Em contrapartida, é menos transparente o impacto do alargamento nos últimos possíveis candidatos à adesão: os países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), isto é, a Islândia, a Noruega, a Suíça e o Liechtenstein. A Noruega concluiu as negociações para a adesão por duas vezes, mas estas foram rejeitadas também por duas vezes em referendos nacionais. A Suíça apresentou um pedido de adesão em 1992 que entretanto abandonou. Reverão estes países a sua posição? E em caso afirmativo, quando?
Quais serão os membros da União em 2012? Uma coisa é certa. O alargamento de 2004 pode ser o maior, mas não é certamente o último da União Europeia..
“A Europa em Movimento”, Comissão Europeia
[1262]
Entry filed under: Internacional.



