UNIÃO EUROPEIA A 25
30 Abril, 2004 at 11:00 pm 1 comentário
A partir deste momento (00h00 de 1 de Maio, na Europa Central), a União Europeia integra 10 novos Estados-membros: Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e R. Checa – que se juntam a França, Alemanha, Itália, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal, Espanha, Áustria, Finlândia e Suécia -, passando a contar com uma população de cerca de 450 milhões de habitantes, no que constitui o maior passo da sua história, no caminho para a união dos povos europeus, num espaço de democracia multicultural e plurilinguístico.
O funcionamento das Instituições Europeias verá acrescido o seu grau de complexidade, com o acréscimo de 2/3 do número de países intervenientes nos processos de decisão; mas não apenas em termos quantitativos ou de “equilíbrio de poderes”; também qualitativamente, na medida em que os novos membros terão as suas próprias .agendas. ou pontos de interesse a .defender., impondo uma nova dinâmica política, com reflexos para todos os países-membros.
As grandes questões em debate, da “Constituição Europeia”, da Política Agrícola Comum, (da afectação) dos Fundos Estruturais, da Administração Pública, das Relações Externas, do .Euro-cepticismo., assim como da adesão ao Euro, não poderão constituir, não obstante, uma barreira intransponível a um desenvolvimento mais harmonioso desta .nova Europa., que, necessariamente, terá de se preparar para futuros alargamentos num futuro próximo…
[1261]
Entry filed under: Internacional.
1.
Paulo Marcos | 5 Maio, 2004 às 12:38 am
Seus sites são bons, mas são pobres de conteúdo poderiam colocar mais informações.