TAPETES E PINTURA – SÉCULOS XV A XVIII – O TAPETE ORIENTAL EM PORTUGAL
30 Julho, 2007 at 6:05 pm 1 comentário
É inaugurada amanhã, pelas 19 horas, no Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa – Rua das Janelas Verdes), uma exposição que aborda, pela primeira vez, a história dos tapetes orientais em Portugal, estruturada em 4 grandes núcleos: Península Ibérica, Turquia, Pérsia e Índia .
Os tapetes orientais foram introduzidos na Península Ibérica depois da conquista islâmica no século VIII, com Lisboa a ter uma produção própria, por artífices muçulmanos, até ao final do século XV – altura em que os tapetes turcos (de desenho geométrico, importados através de Veneza) alcançaram uma crescente popularidade em toda a Europa.
Com a descoberta da rota marítima para a Índia, em 1498, os tapetes persas e indianos, de desenho floral, começaram a chegar cada vez em maior número ao mercado português, com os tapetes persas de seda a tornarem-se o têxtil oriental de maior prestígio no comércio internacional.
Em paralelo, os pintores portugueses acompanharam a presença dos tapetes orientais, concedendo-lhe um lugar de destaque nas suas composições.
Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.
1 Comentário Add your own
Deixe uma Resposta
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed
1.
ROBERTA | 9 Agosto, 2007 às 7:18 pm
muuuuuuitu baum