TOMAR – INVENTÁRIO DO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO (XIV)
21 Abril, 2006 at 8:37 am Deixe um comentário
Trechos arquitectónicos que restam dos edifícios dos Estaus, incorporados nos prédios que fazem esquina da Rua Torres Pinheiro para a dos Arcos e a da Saboaria
“3 aduelas de arcos ogivais inscritos na fachada de casas na R. Torres Pinheiro, com vestígios de um pilar e pedestal; 3 outras aduelas e arranque de uma 4ª inscritos em prédios da R. dos Arcos, com vestígios de pilares e pedestais; no cunhal do prédio vêem-se ainda silhares de cantaria inscritos; arco completo do lado oposto da R. dos Arcos, assente em pilares quadrangulares chanfrados nos cantos, apoiados em pedestais.
Cronologia Séc. 15, 1ª metade – construção dos Estaus a mando do Infante D. Henrique; 1549 – em relação feita pelo Dr. Pedro Álvares de Freitas (ROSA, 1965) são referidas as alpendradas “sobradadas”, sob as quais os mercadores armavam as suas tendas, e os aposentos dos Estaus, por cima. A R. de Christus (em 1549 já se chamava R. dos Arcos) ficava a meio dos 2 blocos, com 16 arcos abertos dos 2 lados.”
(via página da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais)
P. S. Um pequeno “incidente” com o sistema de publicação levou à perda do “template”; tive que recorrer para suprir tal problema a uma versão antiga, em que os “links” não se encontram devidamente actualizados. Procurarei repor a situação nos próximos dias…
Entry filed under: Tomar.




Subscribe to the comments via RSS Feed