MUNDIAL 2006 (CII) – 1994

10 Abril, 2006 at 6:26 pm 1 comentário

EUA - 1994Na sua 15ª edição, em 1994, o Mundial de Futebol chegava aos EUA; a fase de qualificação seria disputada por um novo record de participantes, 145, em busca do apuramento, reunindo-se aos “qualificados de ofício” EUA (país organizador) e Alemanha (Campeão do Mundo em título).

Na sequência das profundas alterações geo-políticas na Europa (em particular no Leste), a antiga URSS desmembrou-se num vasto conjunto de países independentes, alguns dos quais disputariam pela primeira vez o apuramento para o Campeonato do Mundo: Estónia, Letónia e Lituânia.

Também a Alemanha, detentor do título, enquanto RFA, surgia agora unificada, juntamente com a ex-RDA.

No Grupo de Portugal, a Itália venceu com naturalidade, sendo o outro qualificado, a Suíça… conseguindo apurar-se ao fim de quase 30 anos. A equipa portuguesa, com 6 vitórias e 2 empates (na Suíça e na Escócia), manteve aspirações até ao último jogo, mas (tendo perdido os 2 jogos com a Itália) concluiria a fase de apuramento a 3 pontos da Itália… e a 1 ponto da Suíça.

Na fase de apuramento, Davide Gualtieri, jogador de S. Marino, entrava na história com o golo mais rápido de sempre, aos 9 segundos, numa partida contra a Inglaterra… que terminaria com vitória dos ingleses por 7-1! Não obstante, a Inglaterra seria também afastada da Fase Final, suplantada pela surpreendente Noruega (vitoriosa no Grupo de qualificação) e Holanda.

Também o Grupo 3 foi muito disputado, com a Espanha a vencer, com apenas 2 pontos de vantagem sobre a Irlanda e Dinamarca (que, terminando em 3º lugar no Grupo, se via arredada da Fase Final).

Roménia e Bélgica conseguiriam um apuramento “tranquilo”, com alguma vantagem sobre a Checoslováquia (que seria vice-campeã da Europa em 1996).

A Grécia aparecia com novo fulgor, depois do Europeu de 1980, vencendo o Grupo, à frente da Rússia, ambas com larga vantagem sobre a Islândia.

Depois de perder em casa frente a Israel, a França seria eliminada, em pleno Parque dos Príncipes, com um golo de Emil Kostadinov no último minuto da partida frente à Bulgária, que assim garantia a qualificação, juntamente com a Suécia.

Os grandes ausentes da Fase Final seriam portanto: Inglaterra, Dinamarca (então Campeã da Europa em título), Checoslováquia, França, Polónia, Áustria… e Portugal.

Na América do Sul, duas surpresas, provenientes da vitória da Colômbia no seu Grupo da Fase de Apuramento, à frente da Argentina (que se veria obrigada a disputar um play-off com a Austrália), e da qualificação da Bolívia, juntamente com o Brasil.

Em África, surgia com grande pujança a selecção da Nigéria, acompanhada dos Camarões e de Marrocos.

Na zona Asiática, seriam a Coreia do Sul e a surpreendente Arábia Saudita a alcançar o apuramento.

Por fim, na zona da América do Norte, Central e Caraíbas, o México voltava a impor-se, não obstante algumas dificuldades frente ao Canadá.

Entry filed under: Mundial 2006.

TOMAR – INVENTÁRIO DO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO (VI) TOMAR – INVENTÁRIO DO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO (VII)

1 Comentário Add your own

  • 1. Marco Pinto's avatar Marco Pinto  |  21 Junho, 2006 às 5:14 pm

    Queria saber onde é que posso encontrar o histórico de todos os mundiais de futebol na internet.É favor responderem para o mail o quanto antes…

    Responder

Deixe um comentário

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Abril 2006
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.