MUNDIAL 2006 (XXII) – 1954
24 Outubro, 2005 at 1:37 pm Deixe um comentário
A 5ª edição do Campeonato do Mundo de Futebol registou um novo record de inscritos: 45 países, dos quais contudo apenas 35 participariam efectivamente na prova.
A fase de qualificação envolveu 27 selecções europeias, 6 sul-americanas, 6 da Ásia (Taiwan, Índia, Japão, Coreia do Sul, Vietname e Israel – este incluído na zona Europeia), 5 da América do Norte e Central (EUA, México, Cuba, Costa Rica e Haiti), e, de África, o Egipto – disputando os lugares de 14 finalistas que se reuniriam ao Campeão do Mundo, Uruguai e ao país organizador, Suíça.
Uma das principais surpresas seria a eliminação da Espanha pela Turquia, numa partida de desempate. A Suécia, que tivera um bom desempenho em 1950, foi também eliminada, pela Bélgica.
Num grupo inteiramente britânico (Inglaterra, Escócia, I. Norte, e P. Gales), seriam os ingleses a obter a qualificação.
Portugal seria “esmagado” por uma fortíssima Áustria, por 1-9, conseguindo depois, de alguma forma redimir-se, com um caseiro empate a zero.
A Argentina recusava, mais uma vez, participar na fase de qualificação. Até 1954, o Brasil não tivera ainda necessidade de disputar nenhum jogo de qualificação, apurando-se directamente para as Fases Finais das provas.
Também a Hungria – então considerada a melhor equipa do mundo, depois da dupla humilhação imposta em jogos amigáveis à Inglaterra, por 6-3 em Wembley e 7-1 em Budapeste – se qualificaria sem jogar, na sequência da desistência da Polónia.
Nesta prova participou o Sarre, então considerado um estado independente da Alemanha.
Entry filed under: Mundial 2006.




Subscribe to the comments via RSS Feed