MUNDIAL 2006 (XIX) – 1950
19 Outubro, 2005 at 1:54 pm Deixe um comentário
Depois das desistências da Escócia, Turquia e Índia (e na sequência da recusa da França e de Portugal), a Fase Final seria disputada por apenas 13 selecções.
Pela segunda vez na história, o Uruguai sagrava-se Campeão Mundial, na única edição da prova em que não houve uma Final (tendo a competição sido disputada sob a forma de “mini-campeonato” opondo a Suécia, Espanha e Uruguai ao Brasil), num jogo histórico frente ao Brasil, que, mais de 50 anos depois, continua a ser relembrado como uma “tragédia”, a que assistiram ao vivo, em pleno Estádio do Maracanã, cerca de 174 000 brasileiros (um record que, provavelmente, nunca virá a ser batido).
Depois de “esmagar” a Suécia por 7-1 e a Espanha por 6-1, o Brasil, necessitando apenas de um empate, sofreria o 1-2 a cerca de 10 minutos do final do jogo, num golo que ensombraria para sempre a vida do guarda-redes Barbosa.
Os EUA provocariam grande surpresa ao eliminar a equipa da Inglaterra; também de forma inesperada, a Suécia eliminaria um enfraquecido Campeão em título, a Itália.
Outro guarda-redes, Antonio Carbajal, do México, iniciava também um record virtualmente insuperável: 5 Fases Finais consecutivas do Campeonato Mundial, entre 1950 e 1966. Apenas o alemão Lothar Matthaus conseguiria igualá-lo, participando nas provas de 1982 a 1998, sendo o jogador com mais jogos disputados em Fases Finais de Mundiais: 25!
Entry filed under: Mundial 2006.




Subscribe to the comments via RSS Feed