MUNDIAL 2006 (XVII) – 1950
17 Outubro, 2005 at 1:57 pm Deixe um comentário
A II Guerra Mundial obrigara a um longo interregno; seriam necessários 12 anos para que se realizasse novo Campeonato do Mundo de Futebol, acolhido em 1950 pelo Brasil, numa altura em que a prova recebeu o nome de Jules Rimet.
Com 34 países inscritos (apenas 17 da Europa, sem qualquer participação dos países do Leste, impedindo a URSS, Checoslováquia e Hungria de confirmarem o seu forte potencial), dos quais apenas 21 viriam a participar efectivamente, foi, ainda assim, necessário apurar os 14 finalistas, que se juntariam ao país organizador (Brasil) e ao Campeão em título (Itália), selecção extremamente abatida pelo fatal acidente aéreo de Superga em 1949.
Da América do Sul vinham 8 inscritos; contudo, a Argentina, Equador e o Peru viriam a abdicar da prova, permitindo ao Uruguai, Bolívia, Chile e Paraguai a qualificação sem ter a necessidade de disputar qualquer jogo de qualificação.
Juntavam-se 3 países da América do Norte e Caraíbas (EUA, México e Cuba) e 6 da Ásia (Birmânia, Indonésia e Filipinas, desistindo em favor da Índia; Israel e Síria – apenas os últimos dois tendo efectivamente participado, na sequência da abdicação da Índia, dada a interdição de os jogadores jogarem descalços…).
Na fase de qualificação, a França perderia o desempate com a Jugoslávia, mas viria a ter a oportunidade de ser repescada, na sequência da desistência da Escócia e Turquia. Portugal – depois de mais uma vez ter sido eliminado pela Espanha – seria convidado para substituir a Turquia, mas viria a refutar.
Entry filed under: Mundial 2006.




Subscribe to the comments via RSS Feed