MUNDIAL 2006 (XIV) – 1938
12 Outubro, 2005 at 1:46 pm Deixe um comentário
O contexto envolvente da Fase Final do 3º Campeonato do Mundo era já de pré-guerra; a prova não ficaria imune a efeitos da conjuntura política da época (nomeadamente na sequência da Guerra Civil de Espanha e da anexação da Áustria pela Alemanha).
O brasileiro Leónidas, apelidado de “diamante negro”, chegando a jogar descalço, seria o herói de um épico jogo entre o Brasil e a Polónia, ao marcar 4 dos golos que permitiram fixar o resultado final numa vitória dos canarinhos por 6-5, após prolongamento (apesar dos 4 golos do polaco Willimowski).
O Brasil (com Leónidas no banco, a “descansar para a Final”!…) viria a cair nas ½ finais, perante os Campeões do Mundo (Itália), que haviam já deixado pelo caminho, na eliminatória anterior, a equipa da casa, a França. Os brasileiros teriam de se satisfazer com o 3º lugar, depois de bater a Suécia.
A Hungria, facilmente vitoriosa perante as Índias Holandesas Orientais (6-0, na 1ª eliminatória), a Suíça (2-0, nos ¼ final) e a Suécia (5-1, nas ½ finais), seria o derradeiro obstáculo dos italianos no caminho para a revalidação do título, que não dariam hipóteses, triunfando por 4-2.
Seria necessário esperar 12 anos pelo Mundial seguinte…
Entry filed under: Mundial 2006.




Subscribe to the comments via RSS Feed