PRÉMIOS NOBEL

7 Outubro, 2005 at 10:44 am 3 comentários

Na sequência do anúncio, há momentos, da atribuição do Nobel da Paz, são já conhecidos alguns dos laureados com os Prémios Nobel 2005, nas áreas da:

Medicina – Barry J. Marshall e J. Robin Warren (ambos australianos) – pela descoberta da bactéria Helicobacter pylori e da sua relação com a gastrite e a úlcera péptica

Física – Roy J. Glauber e John L. Hall (ambos dos EUA) e Theodor W. Hänsch (Alemanha) – pelo contributo para a teoria quântica da coerência óptica (Roy J. Glauber) e pela contribuição para o desenvolvimento da espectroscopia baseada na precisão laser

Química – Yves Chauvin (França), Robert H. Grubbs e Richard R. Schrock (ambos estado-unidenses) – pelo desenvolvimento do método da metátese na síntese orgânica

Paz – Agência Internacional de Energia Atómica (sediada na Áustria) e o seu Director Geral, o egípcio Mohamed ElBaradei – pelos esforços na prevenção do uso militar da energia nuclear e para assegurar que a energia nuclear para efeitos pacíficos seja utilizada da forma mais segura possível.

Economia (actualização em 11.10.05) – Robert J. Aumann (Israel/EUA) e Thomas C. Schelling (EUA), pela sua teoria da decisão interactiva, contribuindo para a compreensão dos fenómenos do conflito e da cooperação através da análise da teoria dos jogos.

Literatura (actualização em 13.10.05) – Harold Pinter (Reino Unido), por revelar nas suas peças “o abismo existente nas conversas banais e forçar a sua entrada nos espaços fechados da opressão”.

Entry filed under: Sociedade.

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS (XIX) – AÇORES ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS (XX) – MADEIRA

3 comentários Add your own

  • 1. José Batalha's avatar José Batalha  |  11 Outubro, 2005 às 8:36 pm

    Neste site eskeceram-s de referir um premio nobel da economia!

    Responder
  • 2. Leonel Vicente's avatar Leonel Vicente  |  12 Outubro, 2005 às 11:13 pm

    O Prémio Nobel da Economia apenas foi anunciado em data posterior à da publicação desta “entrada”.

    Encontra-se entretanto já actualizada com essa informação.

    Responder
  • 3. Cláudia Martins's avatar Cláudia Martins  |  16 Outubro, 2005 às 4:29 pm

    Olha que giro… Só pessoal de língua inglesa ou de lá para os lados do médio-oriente… Quem é que atribui os Prémios Nobel? Mafiosos…
    Ah! Parabéns pelo blog! 🙂 Ando a pesquisar para um trabalho sobre o Futurismo e vim parar aqui.

    Responder

Deixe um comentário

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2005
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.