MUNDIAL 2006 (VII) – 1934
3 Outubro, 2005 at 6:04 pm Deixe um comentário
Com a chegada do Mundial à Europa, o número de inscritos elevar-se-ia a 32 (21 selecções europeias, entre as quais Portugal, que teria uma infeliz estreia; 4 da América do Sul; 4 da América do Norte e Central; e 3 da Ásia/África), apesar de apenas 27 terem efectivamente participado nos jogos de qualificação para apuramento das 16 selecções finalistas, pela primeira vez disputados.
Na fase de eliminatórias, destaque para os embates entre EUA e México (vitória dos norte-americanos); Jugoslávia e Roménia (com os romenos a garantir o apuramento); e um encontro que se tornaria um clássico, entre os rivais Holanda e Bélgica (tendo ambos alcançado a qualificação).
Os outrora “irmãos” Áustria e Hungria, integrando o mesmo grupo de qualificação, conseguiriam também ambos o apuramento, mesmo sem se defrontarem, na sequência de vitórias sobre a Bulgária.
Como curiosidade, referência para a participação nos jogos de qualificação do “Estado Livre da Irlanda” (que apenas se tornaria oficialmente em R. Irlanda no final de 1937) e de uma equipa judia da “Palestina” (antecessora de Israel).
Apenas seis países repetiriam a presença, depois da estreia em 1930: Argentina, Brasil, França, Bélgica, Roménia e EUA.
O Campeão do Mundo, Uruguai, renunciaria à viagem ao continente europeu, tal como o Chile e Peru, o que atribuiria automaticamente a qualificação à Argentina e Brasil, sem terem que disputar qualquer partida.
Entry filed under: Mundial 2006.




Subscribe to the comments via RSS Feed