PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE (IV)
– Centro histórico de Évora (1986) – Esta cidade-museu que remonta à época romana atingiu a sua época de ouro no século XV, quando se tornou a residência dos Reis de Portugal. O seu carácter singular provém das casas caiadas de branco e decoradas de azulejos e varandas de ferro forjado, datadas dos séculos XVI a XVIII. Estes monumentos teriam uma influência decisiva na arquitectura portuguesa no Brasil.
– Centro histórico do Porto (1996) – Na embocadura do Douro, a cidade do Porto, espraiando-se sobre as colinas que dominam o rio, forma uma paisagem urbana excepcional, testemunha de uma história milenar. O seu crescimento contínuo, ligado à actividade marítima, repousa na profusão de monumentos que se acotovelam, da Catedral de coro romano à Bolsa neoclássica, passando pela Igreja de Santa Clara, de estilo manuelino, típico de Portugal.
– Centro histórico de Guimarães (2001) – A cidade histórica de Guimarães está associada à formação da identidade nacional portuguesa no século XII. Exemplo extremamente bem preservado e genuíno da transformação de uma cidade medieval em cidade moderna, conservou uma rica tipologia de edifícios que testemunha a evolução específica portuguesa, do século XV ao século XIX, continuando a empregar materiais e técnicas de construção tradicionais.
Entry filed under: Sociedade.



