PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE (III)
– Mosteiro de Alcobaça (1989) – A abadia de Santa Maria de Alcobaça foi fundada no século XII pelo rei D. Afonso Henriques. Pela magnitude das suas dimensões, a claridade arquitectural, a beleza do material e o cuidado na sua execução, é uma obra-prima da arte gótica cisterciense. No interior destaca-se a grandiosidade da nave central, os túmulos de D. Pedro e D. Inês, o Claustro de D. Dinis, a casa do Capítulo, a Cozinha dos Monges e o Dormitório.
– Paisagem cultural de Sintra (1995) – Sintra tornou-se, no século XIX, o principal local de arquitectura romântica europeia. D. Fernando II (marido da Rainha D. Maria II) transformou as ruínas de um mosteiro num castelo em que a nova sensibilidade se expressou pela utilização de elementos góticos, egípcios, mouros e da Renascença, a par da criação de um parque mesclando aromas locais e exóticos. Outras residências de prestígio foram construídas no mesmo modelo na Serra~, fazendo deste local um conjunto único de parques e jardins que influenciou diversas paisagens da Europa. Destacam-se o Parque e Palácio de Monserrate e o Parque e Castelo da Pena.
– Gravuras de arte rupestre pré-histórica do Vale do Côa (1998) – Uma excepcional concentração de gravuras rupestres do Paleolítico superior (de 22 000 a 10 000 A.C.), única no mundo a tal escala, constitui um dos mais notáveis exemplos das primeiras manifestações de criação artística da humanidade.
Entry filed under: Sociedade.



