PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE (II)
Conforme ontem referi, são 13 os pontos classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em Portugal, os quais “visitarei” até final da semana (indicando o ano em que foi atribuída essa distinção):
– Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Lisboa (1983) – À entrada do porto de Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos, cuja construção se iniciou em 1502, testemunha a arte portuguesa no seu apogeu. Bem próxima, a elegante Torre de Belém, construída para comemorar a expedição de Vasco da Gama, recorda as grandes descobertas marítimas que lançaram os fundamentos do mundo moderno.
– Mosteiro da Batalha (1983) – Edificado para comemorar a vitória dos portugueses sobre os castelhanos na batalha de Aljubarrota em 1385, o mosteiro dominicano da Batalha foi, durante dois séculos, a grande obra da monarquia portuguesa, onde se desenvolveu um original estilo gótico nacional, profundamente influenciado pela arte manuelina, como revela o claustro real, verdadeira obra-prima.
– Convento de Cristo, em Tomar (1983) – Concebido na origem para celebrar a Reconquista, o Convento dos Templários de Tomar, tornado em 1334 na sede da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, transformou-se na época manuelina no símbolo inverso, o da abertura de Portugal a outras civilizações. A sua “Janela do Capítulo” é mundialmente conhecida.
Entry filed under: Sociedade.



