DN – EXPOSIÇÃO 140 ANOS – 1960-69
1960 – 69
Em 1961, o astronauta soviético Iuri Gagarine torna-se o primeiro homem no espaço, ao ser colocado em órbita, a bordo da nave “Vostok 1”.
No mesmo ano, a 4 de Fevereiro, nacionalistas angolanos assaltam as prisões de Luanda, na denominada “Revolta das Catanas”, que despoletaria o processo de luta pela independência das ex-colónias portuguesas em África, que perduraria até ao 25 de Abril de 1974.
O Benfica sagra-se Bi-Campeão Europeu de Futebol, em 1961 e 1962. Dois anos depois seria o Sporting a conquistar a Taça dos Vencedores de Taças.
Em Janeiro de 1963, o MPLA abria uma frente de combate em Cabinda e o PAIGC entrava na luta armada na Guiné-Bissau, a partir de Conacri. No ano seguinte, a Frelimo iniciava a guerrilha em Moçambique.
Em 1966, era inaugurada a “Ponte Salazar”, sobre o Rio Tejo, em Lisboa, actual Ponte 25 de Abril.
Em Maio de 1968, na sequência de agitações juvenis verificadas um ano antes em vários pontos do mundo, desencadeia-se em Paris um movimento revolucionário que, durante semanas, instala a anarquia nas universidades (com a ocupação da Sorbonne e Nanterre), alastrando para a rua e propagando-se a toda a França. A contestação, liderada por Daniel Cohn Bandit, põe em causa toda a autoridade (do Estado, do patronato, dos sindicatos, dos pais, dos professores).
A década culmina, em 1969, com a chegada do homem à Lua: “um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”, na definição do astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a superfície lunar, a que se seguiria Edwin Aldrin; a histórica missão espacial integrava ainda o astronauta M. Collins, que permaneceria no módulo de comando Eagle da nave espacial Apollo XI, numa órbita estacionária em redor da Lua.
No mesmo ano, a crise académica de Coimbra era um sinal dos novos tempos que chegavam, com tradução no 25 de Abril…

[2379]
Entry filed under: Media e Comunicação. Tags: Benfica, Futebol, Liga Campeões.



