DN – EXPOSIÇÃO 140 ANOS – 1920-29
1920 – 29
Em 1922, Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizam, no hidroavião “Lusitânia”, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e Rio de Janeiro.
Realiza-se no ano de 1926, em Londres, a primeira demonstração pública de televisão; a primeira transmissão a longa distância verifica-se em 1929.
1926 é também o ano da introdução do regime que originaria o chamado “Estado Novo”, na sequência de acção militar liderada pelo general Gomes da Costa e pelo comandante Mendes Cabeçadas, que levaria ao governo António Salazar.
Em 1927, o americano Charles Lindbergh realizava a primeira travessia aérea, sem escala, entre Nova Iorque e Paris, a bordo do avião “Spirit of St. Louis”.
No ano de 1928, O médico britânico “Sir” Alexander Fleming descobre a penicilina, medicamento antibiótico bactericida, comprovando os seus efeitos no tratamento das doenças contagiosas.
A década culmina com o “crash” da Bolsa de Valores de Nova Iorque, na “Sexta-feira Negra”, em 24 de Outubro de 1929, provocando o colapso da economia americana, com reflexos em todo o mundo, iniciando-se a “Grande Depressão”.

[2375]
Entry filed under: Media e Comunicação.



