DN – EXPOSIÇÃO 140 ANOS – 1890-99

14 Junho, 2005 at 8:40 am

1890 – 99

Esta é a década da expansão dos “elevadores” em Lisboa, visando fazer face ao acidentado relevo, facilitando o transporte entre as partes altas e baixas da cidade. Os elevadores da Lavra, Glória e da Bica são actualmente monumentos nacionais.

O ano de 1890 marca a inauguração do Coliseu dos Recreios em Lisboa.

É também o ano do “Ultimato Inglês”, motivado pelo célebre mapa cor-de-rosa, que pretendia unir as colónias portuguesas de Angola e Moçambique; “ou os portugueses se retiravam de toda a zona disputada ou se cortariam as relações diplomáticas”… a Inglaterra conseguiria todos os seus objectivos principais, vindo Portugal a abdicar das regiões do interior (correspondendo aos territórios da Zâmbia e da Rodésia, actual Zimbabwe), por incapacidade de as manter sob controlo.

Em 1895, com base no aperfeiçoamento do cinetoscópio, os irmãos Auguste e Louis Lumière idealizam o cinematógrafo, aparelho movido a manivela, utilizando negativos perfurados, substituindo a acção de várias máquinas fotográficas para registar o movimento, tornando possível a projecção de imagens: nascia o cinema!

Em 1897, Guglielmo Marconi fazia as primeiras experiências com a rádio (Telegrafia Sem Fios).

Bicicleta no século XIX

[2371]

Entry filed under: Media e Comunicação.

DN – EXPOSIÇÃO 140 ANOS – 1880-89 "ASSIMETRIAS"


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Junho 2005
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.