DN – EXPOSIÇÃO 140 ANOS – 1890-99
1890 – 99
Esta é a década da expansão dos “elevadores” em Lisboa, visando fazer face ao acidentado relevo, facilitando o transporte entre as partes altas e baixas da cidade. Os elevadores da Lavra, Glória e da Bica são actualmente monumentos nacionais.
O ano de 1890 marca a inauguração do Coliseu dos Recreios em Lisboa.
É também o ano do “Ultimato Inglês”, motivado pelo célebre mapa cor-de-rosa, que pretendia unir as colónias portuguesas de Angola e Moçambique; “ou os portugueses se retiravam de toda a zona disputada ou se cortariam as relações diplomáticas”… a Inglaterra conseguiria todos os seus objectivos principais, vindo Portugal a abdicar das regiões do interior (correspondendo aos territórios da Zâmbia e da Rodésia, actual Zimbabwe), por incapacidade de as manter sob controlo.
Em 1895, com base no aperfeiçoamento do cinetoscópio, os irmãos Auguste e Louis Lumière idealizam o cinematógrafo, aparelho movido a manivela, utilizando negativos perfurados, substituindo a acção de várias máquinas fotográficas para registar o movimento, tornando possível a projecção de imagens: nascia o cinema!
Em 1897, Guglielmo Marconi fazia as primeiras experiências com a rádio (Telegrafia Sem Fios).

[2371]
Entry filed under: Media e Comunicação.



