…6 DIAS – NOVA ZELÂNDIA
7 Agosto, 2004 at 2:48 pm 1 comentário

A Nova Zelândia é um país localizado na Oceania, no Sudoeste do Oceano Pacífico – nos antípodas de Portugal –, integrando duas ilhas principais – Ilha do Norte e Ilha do Sul, separadas pelo Estreito de Cook –, para além de diversas pequenas ilhas. Tem uma superfície total de cerca de 277 000 km2, equivalente à dimensão da Itália ou Grã-Bretanha, sendo que nenhum ponto do país dista mais de 180 km do mar.
Trata-se de uma nação independente, membro da Commonwealth, cujo chefe de Estado é a Rainha Isabel II.
Os primeiros colonizadores do território, os Maoris, aportaram nas ilhas cerca de 1100, espalhando-se por toda a Polinésia. Deram-lhes o nome de Aotearoa (Terra da Grande Nuvem Branca). À actual cidade de Auckland chamaram-lhe Tamaki Makau Rau (A Cidade dos Cem Amantes). Ainda hoje representam cerca de 10 % da população.

Em 1644, o navegador holandês Abel Tasman chegou às terras habitadas pelos Maori, dando-lhe o nome de Staten Landt e, posteriormente, de Nieuw Zeeland, encantando-se os europeus com a variedade das paisagens, as praias e montanhas (Alpes da Ilha do Sul, cobertos de neve). Mais de 100 anos depois, em 1769, seria o Capitão Cook a aportar a Waitemata Harbour.
Em 1839, quando o governo britânico decidiu incorporar a Nova Zelândia no Império Britânico, o capitão William Hobson designaria a nova capital como Auckland; contudo, em 1865, a capital seria transferida para Welligton. A Nova Zelândia viria a alcançar a independência em 1931.
Graças ao seu isolamento, o país teve oportunidade de preservar a sua fauna e flora, dispondo de espécies animais raras como o Kiwi – símbolo do país –, uma ave que perdeu as asas ao longo do seu processo evolutivo, dada a ausência de predadores na região.
As principais cidades são: Wellington, Auckland e Christchurch.
Wellington, a capital da Nova Zelândia, apresenta a sofisticação dos grandes centros mundiais, ao mesmo tempo que beneficia de uma bela baía, sendo rodeada por grandes montanhas. A cidade é também a capital cultural do país. A conhecer também o antigo Palácio do Governo, o maior edifício de madeira do Hemisfério Sul e a Catedral de Old St. Paul.

Auckland, a maior cidade do país, com 1,5 milhão de habitantes, localizada entre o mar da Tasmânia e o Oceano Pacífico, é conhecida como a cidade do “melhor de dois mundos”, sendo o seu “ex-libris” os veleiros (mais de 80 000, ancorados nas marinas, cobrindo o mar quando saem. É uma cidade moderna, com o maior edifício do Hemisfério Sul, a Sky Tower, com 328 metros, mas que, ao mesmo tempo, combina influências ocidentais, asiáticas e polinésias. Sendo a metrópole menos densamente povoada do mundo, foi mesmo considerada, em 2000, a 3ª cidade com maior qualidade de vida do mundo.
Christchurch é a maior cidade da Ilha do Sul, sendo conhecida como “A Cidade Jardim”, proporcionando visitas às planícies de Canterbury, assim como observação de baleias em Kairoura, um dos poucos locais do mundo onde é ainda possível fazê-lo, assim como esquiar no Tasmanc Glacier, no Mount Cook.
O Bungee Jump foi inventado na cidade de Queenstown, mas são vários os desportos “radicais” à disposição: mountain bike, jet boating, rafting, esqui, paraquedismo, balonismo…
Há 1 ano no Memória Virtual – Blogues em África
[1651]
Entry filed under: Sociedade.




1.
Mar | 8 Agosto, 2004 às 10:53 pm
Ai, ai…próximo destino de férias pronto, tá decidido! LOL!