…10 DIAS – MACHU PICCHU
Machu Picchu, a mais visitada rota da América do Sul, localiza-se no sudoeste do Perú, 112 km a noroeste da cidade de Cusco, centro do Império Inca, que se estendeu desde a Colômbia ao Chile.
Segundo a lenda, Cusco teria sido fundada por Manco Cápac y Mama Ocllo, filhos do deus Sol, que sairam do Lago Titicaca com a missão de fundar a capital de um grande reinado.
Supõe-se que a cidade sagrada de Machu Picchu (“Montanha velha”, em idioma quechua) – Património Cultural e Natural da Humanidade –, situada a 2 400 metros de altitude, tenha sido criada (no século XV, por Pachacutec) para conquistar a floresta ou para proteger o império de eventuais ataques dela provenientes, não tendo nunca, contudo, sido decifrado o mistério da sua origem e finalidade.
Esta enorme riqueza cultural, histórica e natural dos povos andinos – um dos mais importantes monumentos arquitectónicos e arqueológicos do mundo, de surpreendente perfeição e beleza, cujas ruínas mantêm um impressionante grau de conservação –, seria descoberta para o mundo pelo professor americano Hiram Bingham em 1911.
A grande atracção decorre das suas praças, aquedutos e torres de vigilância, observatórios e relógio solar, colocando em evidência a avançada sabedoria dos povos andinos.
A caminho de Machu Picchu, pode ainda navegar-se no Lago Titicaca, que, com os seus 4 200 metros de altitude acima do nível do mar é o Lago mais alto do mundo.
Há 1 ano no Memória Virtual – Textos pré-blogues – DN Jovem
[1637]
Entry filed under: Sociedade.



