BENFICA – CENTENÁRIO (XXVIII)

28 Fevereiro, 2004 at 12:05 am

1904

Em Belém, área aristocrática da cidade, reúnem-se frequentemente, para jogar futebol, vários rapazes de algumas das melhores famílias do bairro, vizinhas da Farmácia Franco. A este grupo, conhecido por “Catataus” – composto pelos irmãos Rosa Rodrigues e outros amigos -, foram-se juntando, depois do Verão de 1903, antigos alunos da Real Casa Pia, dos Jerónimos, onde se começara a praticar o futebol.

Começou então a pensar-se na criação de um novo clube, tendo sido escolhidos: o nome, Sport Lisboa; as cores do equipamento, vermelho e branco, por simbolizarem alegria, colorido e a vivacidade da luta desportiva; o emblema, desenhado com base na águia, uma ave altaneira, símbolo da elevação de propósitos e do espírito de iniciativa; a divisa, “E Pluribus Unum“, como apologia da união e do espírito de família que caracterizou a criação do clube.

No dia 28 de Fevereiro de 1904, em reunião na Farmácia Franco, em Belém, 24 jovens assumiram a formação do novo clube, o Sport Lisboa. Completam-se hoje 100 anos!

1905

Apesar de não dispor de campo próprio, os primeiros jogos mostravam que nascia um grande clube, baseado numa excelente equipa de futebol, assumindo-se desde logo como o “melhor clube de jogadores portugueses”.

O primeiro jogo decorreria a 1 de Janeiro, no Campo das Salésias, em Belém, com uma vitória por 1-0 frente ao Campo de Ourique, a que se seguiram mais duas vitórias, por 3-0 e 2-0 sobre os ingleses do Gilman e, novamente, sobre o Campo de Ourique, também por 1-0.

1906

O Sport Lisboa funda, com o Internacional e o Império, a Associação de Futebol de Lisboa, que viria a promover o primeiro Campeonato Regional de Futebol de Lisboa, disputado pelo clube, pelo Carcavelos, Lisbon Cricket (da Cruz Quebrada) e Internacional; o Carcavelos seria o campeão (1906-07), ficando o Sport Lisboa em segundo.

No primeiro jogo oficial da história do clube, a 4 de Novembro de 1906, perderia por 1-3, precisamente com o Carcavelos. A primeira vitória aconteceria a 22 de Novembro, por 1-0, frente ao Lisbon Cricket.

Em Maio de 1906, foram criadas as secções de Pedestrianismo (Atletismo) e Velocipedismo (Ciclismo) . uma forma de os futebolistas poderem participar em provas de outras modalidades.

O clube participa pela primeira vez numa prova de ciclismo, representado pelo futebolista Fortunato Levy.

Em Setembro, são escolhidos 3 jogadores de futebol (Emílio de Carvalho, António Couto e Fortunato Levy) para formar um misto português, tendo em vista um desafio frente a um grupo de ingleses.

Em Dezembro, o Sport Lisboa participa pela primeira vez numa prova de atletismo, fazendo-se representar pelo capitão da equipa de futebol da 2ª categoria, Félix Bermudes.

1907

No Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, o Sport Lisboa vence pela primeira vez, por 2-1, o Carcavelos Club, constituído por jogadores ingleses, uma das instituições responsáveis pela introdução e divulgação do futebol em Portugal, invencível há 9 anos.

As 2ª e 3ª categorias (onde jogavam Cosme Damião e Félix Bermudes) conquistam os dois primeiros troféus, nos Torneios Inter-Clubes das respectivas categorias.

Em Maio de 1907, 8 jogadores do clube mudam-se para o Sporting. Pouco tempo depois seria disputado o primeiro derby da história com a nova equipa a vencer por 2-1.
Gera-se uma situação de crise, que quase leva o clube à extinção, ficando reduzido a 30 sócios.

Em Junho, Marcolino Bragança, jogador da 2ª categoria, lança a ideia de se fazerem subir os jogadores da 2ª à 1ª categoria.

Cosme Damião, conjuntamente com Félix Bermudes, dinamiza um movimento que financia as primeiras despesas e cria várias iniciativas que possibilitam a manutenção do Sport Lisboa.

[1038]

Anúncios

Entry filed under: Desporto. Tags: .

BENFICA – CENTENÁRIO (XXVII) BENFICA – CENTENÁRIO (XXIX)


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Fevereiro 2004
S T Q Q S S D
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: