BENFICA – CENTENÁRIO (XXVIII)
28 Fevereiro, 2004 at 12:05 am
1904
Em Belém, área aristocrática da cidade, reúnem-se frequentemente, para jogar futebol, vários rapazes de algumas das melhores famílias do bairro, vizinhas da Farmácia Franco. A este grupo, conhecido por “Catataus” – composto pelos irmãos Rosa Rodrigues e outros amigos -, foram-se juntando, depois do Verão de 1903, antigos alunos da Real Casa Pia, dos Jerónimos, onde se começara a praticar o futebol.
Começou então a pensar-se na criação de um novo clube, tendo sido escolhidos: o nome, Sport Lisboa; as cores do equipamento, vermelho e branco, por simbolizarem alegria, colorido e a vivacidade da luta desportiva; o emblema, desenhado com base na águia, uma ave altaneira, símbolo da elevação de propósitos e do espírito de iniciativa; a divisa, “E Pluribus Unum“, como apologia da união e do espírito de família que caracterizou a criação do clube.
No dia 28 de Fevereiro de 1904, em reunião na Farmácia Franco, em Belém, 24 jovens assumiram a formação do novo clube, o Sport Lisboa. Completam-se hoje 100 anos!
1905
Apesar de não dispor de campo próprio, os primeiros jogos mostravam que nascia um grande clube, baseado numa excelente equipa de futebol, assumindo-se desde logo como o “melhor clube de jogadores portugueses”.
O primeiro jogo decorreria a 1 de Janeiro, no Campo das Salésias, em Belém, com uma vitória por 1-0 frente ao Campo de Ourique, a que se seguiram mais duas vitórias, por 3-0 e 2-0 sobre os ingleses do Gilman e, novamente, sobre o Campo de Ourique, também por 1-0.
1906
O Sport Lisboa funda, com o Internacional e o Império, a Associação de Futebol de Lisboa, que viria a promover o primeiro Campeonato Regional de Futebol de Lisboa, disputado pelo clube, pelo Carcavelos, Lisbon Cricket (da Cruz Quebrada) e Internacional; o Carcavelos seria o campeão (1906-07), ficando o Sport Lisboa em segundo.
No primeiro jogo oficial da história do clube, a 4 de Novembro de 1906, perderia por 1-3, precisamente com o Carcavelos. A primeira vitória aconteceria a 22 de Novembro, por 1-0, frente ao Lisbon Cricket.
Em Maio de 1906, foram criadas as secções de Pedestrianismo (Atletismo) e Velocipedismo (Ciclismo) . uma forma de os futebolistas poderem participar em provas de outras modalidades.
O clube participa pela primeira vez numa prova de ciclismo, representado pelo futebolista Fortunato Levy.
Em Setembro, são escolhidos 3 jogadores de futebol (Emílio de Carvalho, António Couto e Fortunato Levy) para formar um misto português, tendo em vista um desafio frente a um grupo de ingleses.
Em Dezembro, o Sport Lisboa participa pela primeira vez numa prova de atletismo, fazendo-se representar pelo capitão da equipa de futebol da 2ª categoria, Félix Bermudes.
1907
No Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, o Sport Lisboa vence pela primeira vez, por 2-1, o Carcavelos Club, constituído por jogadores ingleses, uma das instituições responsáveis pela introdução e divulgação do futebol em Portugal, invencível há 9 anos.
As 2ª e 3ª categorias (onde jogavam Cosme Damião e Félix Bermudes) conquistam os dois primeiros troféus, nos Torneios Inter-Clubes das respectivas categorias.
Em Maio de 1907, 8 jogadores do clube mudam-se para o Sporting. Pouco tempo depois seria disputado o primeiro derby da história com a nova equipa a vencer por 2-1.
Gera-se uma situação de crise, que quase leva o clube à extinção, ficando reduzido a 30 sócios.
Em Junho, Marcolino Bragança, jogador da 2ª categoria, lança a ideia de se fazerem subir os jogadores da 2ª à 1ª categoria.
Cosme Damião, conjuntamente com Félix Bermudes, dinamiza um movimento que financia as primeiras despesas e cria várias iniciativas que possibilitam a manutenção do Sport Lisboa.
[1038]



