NOVOS PAÍSES MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – MALTA (III)
Com o ataque turco e a retirada europeia em 1530, Carlos V confiaria a defesa da ilha à Ordem dos Cavaleiros de São João do Hospital de Jerusalém (ordem formada em 1050, durante as Cruzadas para acolher e proteger os peregrinos à Terra Santa), mais conhecidos por Cavaleiros de Malta, que, fortificando a cidade de La Valletta, repeliriam definitivamente os ataques otomanos em 1565, vindo a tornar-se uma potência no Mediterrâneo, graças à sua frota marítima.
Em 1798, Napoleão tomaria posse da ilha, levando ao desembarque das forças luso-inglesas comandadas pelo Almirante Nelson, que se apossariam da ilha em 1800. Em 1804, pelo Tratado de Amiens, Malta era devolvida aos Cavaleiros.
Contudo, em 1814, pelo Tratado de Paris, Malta seria anexada pelos britânicos, contra a vontade .latina. do povo. A Inglaterra concederia aos Malteses participação na administração civil do território, reservando contudo o comando, nomeadamente a nível militar, transformando-se Malta numa .base naval britânica.. O Congresso de Viena de 1815 viria a reconhecer a soberania da Ordem de Malta.
[989]
Entry filed under: Novos países União Europeia.



