REVISTA(s) DA SEMANA

31 Agosto, 2003 at 6:56 pm

Visão

Ao contrário do que havia defendido anteriormente, o juiz Rui Teixeira decidiu aceitar o pedido do Ministério Público para que a inquirição para memória futura das testemunhas do processo Casa Pia seja feita através de videoconferência. Os advogados de defesa não gostaram.

João Cravinho: Guterres às europeias!

Iraque: um português no centro do mundo.

Pelo menos 82 pessoas morreram e 229 ficaram feridas no atentado com uma viatura armadilhada perpetrado sexta-feira em frente ao mausoléu do imã Ali, em Najaf, no Sul do Iraque. Entre os mortos conta-se o líder espiritual da Assembleia Suprema da Revolução Islâmica, o ayatollah Mohamed Baqr al-Hakim.

Economist (29 Agosto)

Discussão sobre o desastre do vaivém, passados seis meses: “a NASA deveria focalizar-se mais nos aspectos científicos, incluindo futuras .expedições. a Marte e deixar os aspectos mais rotineiros das viagens espaciais à indústria privada”.

Também em análise, os (inadequados) esforços da indústria cinematográfica contra a pirataria digital.

New York Times Magazine (31 Agosto)

A propósito do filme .Lost in Translation., o amável perfil da realizadora Sofia Coppola, por Lynn Hirschberg: “I’m used to people not expecting much from me” diz a filha de Francis Ford; rodeando-se de amigos multi-talentosos, Sofia sabe como conseguir que as coisas resultem à sua maneira.

Porque é que grande parte do mundo vê em Israel um condicionante da política externa americana? Uma perspectiva histórica, por Ian Buruma.

Newsweek (1 Setembro)

O ataque às instalações das Nações Unidas em Bagdade da última semana veio colocar questões sobre a segurança do pós-guerra (“So What’s Plan B?”).

Fareed Zakaria defende que os EUA necessitam apoiar a estabilização e reconstrução do Iraque: “devemos dar autoridade formal às Nações Unidas para a reconstrução do país e deixar que seja a NATO a assegurar as forças militares“.

The New Yorker (1 de Setembro)

Os residentes da cidade, já ensombrados pelo terrorismo e pela .escuridão. poderão não querer ler esta peça sobre o sistema de água de Nova York. Se o fizerem, ficarão a saber que toda a água consumida na cidade aí chega através de dois enormes túneis, ambos em reparação, sendo que o novo túnel que os substituirá não estará concluído antes de 2020.

Adam Gopnik entrevista dois franceses “anti-anti-Americanos”, os quais, defendendo o comportamento americano no Iraque, “são forçados a definir um novo tipo de liberalismo internacional“.

Time (1 Setembro)

O ataque às instalações das Nações Unidas em Bagdade da última semana veio colocar questões sobre a segurança do pós-guerra (“Are We Stretched Too Thin?”).

Sobre o envio de mais tropas para o Iraque, de acordo com a Time, embora a força militar norte-americana que invadiu o Iraque fosse relativamente reduzida, a América vê-se limitada quando é necessário ter .equipas de limpeza., polícia militar, especialistas em assuntos civis, unidades de engenharia e todos os restantes grupos de manutenção de paz, em todos os territórios ocupados. Em entrevista, Rumsfeld mostra preocupação: a polícia militar americana é composta quase exclusivamente por reservistas, muitos dos quais incomodados com as frequentes chamadas ao serviço.

Ainda na Time, Charles Krauthammer refere a seguinte .alternativa.: “ameaça de retirada das tropas americanas em lugares como os Balcãs, excepto se outros países se disponibilizem também a enviar forças para apoio no Iraque“.

Weekly Standard (1 e 8 Setembro)

O editorial de Robert Kagan e William Kristol .implora. à administração Bush que mobilize financiamento, tropas e recursos para o Iraque: “O fracasso no Iraque seria um golpe devastador para todas as esperanças que os EUA mantêm e se devem concretizar no Médio Oriente“.

Kristol salienta também que, nas eleições presidenciais de 2004, “estará mais em jogo em termos de direcção do país do que em quaisquer eleições desde 1980, ou talvez desde 1964..

Pode ver mais aqui.

[207]

Entry filed under: Revista da semana.

CURIOSIDADE “Entrada do dia” (Domingo) – Terras do Nunca


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Agosto 2003
S T Q Q S S D
« Jul   Set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: