“LA HISPANIOLA” (III)

20 Agosto, 2003 at 6:09 pm

A população, de cerca de 8 milhões de habitantes (dos quais cerca de 3 milhões na capital, Santo Domingo), constituída essencialmente por mestiços, vive sobretudo da agricultura (cana-de-açúcar, café, tabaco e cacau), do turismo (povo hospitaleiro, apresentando o país bons índices de segurança) e de “Zonas Francas Industriais” (que asseguram cerca de 70 % da globalidade das exportações do país). Outro produto “típico” nacional (cuja matéria-prima é precisamente a cana-de-açúcar), sendo assegurado, a nível interno, um consumo superior a 70 % da produção, é a famosa “vitamina R” (de “Rum”), sempre presente na inevitável “Piña colada” (e, em termos gerais, em qualquer outra bebida…).

O salário mínimo na República Dominicana é de apenas 3200 pesos, equivalendo a cerca de 85 euros/mês, oscilando o salário médio entre 4000 a 7000 pesos (105 a 185 euros).

O regime é de cariz presidencialista, com um peculiar calendário pré-eleitoral; para as eleições presidenciais de Maio de 2004, apesar de ainda a 9 meses de distância, são já inúmeros os panfletos de propaganda eleitoral aos diversos candidatos (cerca de 10, com base nos cartazes expostos por todo o país), aparentando portanto um elevado espírito de missão de serviço público (com o que os cerca de 90000 pesos de remuneração mensal auferida pelo Presidente poderão ter também alguma relação?).

[164]

Entry filed under: Internacional.

“O CONCERTO DAS VELHAS SOCIEDADES” (III) 1913 – AUTOMÓVEIS EM SÉRIE


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Agosto 2003
S T Q Q S S D
« Jul   Set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: