Blogosfera em 2008 (XXVIII)

30 Dezembro, 2008 at 12:03 am Deixe um comentário

O mês de Dezembro iniciou-se com uma cacha de O Insurgente: o anúncio, em “primeira mão”, da demissão de António Sampaio e Mello, do cargo de direcção do Gabinete de Estudos do PSD; antecipando uma notícia que apenas seria publicada na comunicação social nos dias seguintes.

A 3 de Dezembro começava o blogue “República das Badanas“, de Alexandre Honrado (que, no Rádio Clube, mantém programa em que a blogosfera e os seus autores marcam presença).

No dia 10 – celebrando os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos – Fernando Nobre (fundador e presidente da AMI) lançava o blogue “Contra a Indiferença“: «A razão deste blog é muito simples: ser um espaço de liberdade onde exprimirei livremente, sem constrangimentos nem rodeios e intermediários, os meus pensamentos e reflexões sobre todos os temas que me interpelam, ou que o venham a fazer, e que me fazem, ou farão, gritar contra a indiferença que, como a intolerância e a ganância, considero ser uma das doenças mais mortíferas da Humanidade.»

Entretanto, durante vários dias, a Grécia viveu em grande tumulto, que foi também objecto de análise na blogosfera portuguesa: desde o Atlântico a O Tempo das Cerejas, passando pelo Corta-Fitas, Câmara de Comuns, ou por A Natureza do Mal.

Já na aproximação do final do ano, uma iniciativa que poderá vir a ter reflexos no espectro político português em 2009, com o “Fórum das Esquerdas” a ser lido sob diferentes ópticas, de que recupero também alguns exemplos: Vox Pop, Causa Nossa, Jugular, Corta-Fitas, Hoje Há Conquilhas Amanhã Não Sabemos, Blasfémias, Câmara de Comuns, ou Pedro Rolo Duarte.

A 17 de Dezembro, a SIC lançava um blogue para acompanhamento, em directo, de debate no Parlamento – Parlamento Global/SIC -, possibilitando a interacção com os leitores, porém não isenta de queixas

No dia seguinte tinha início o K7 Pirata, «um blog dedicado à divulgação de música que pode ser livremente partilhada», mantido por Bruno Miguel.

Pouco antes do Natal, o Corta-Fitas expandia-se, anunciando – quase diariamente – novos reforços: Tiago Moreira Ramalho, João Tordo, Bruno Pires, Miguel Somsen, Ana Garcia Martins e Nilton.

«Que ocasião melhor que o dia de Natal para iniciar um blogue?», interroga-se/(nos) Tiago de Oliveira Cavaco no novíssimo “Estremeceu no Ventre“.

E, claro, o final do ano é sinónimo de tempo de balanço(s), como apresentado também, nomeadamente, no A Origem das EspéciesAbrupto (I), Arrastão (I, II, III, IV, V, VI), Chez 0.3, ContraFactos & ArgumentosControversa Maresia (I, II), Corta-Fitas (I, II, III, IV, V, VI), Da Literatura, Estado Civil (I, II), French Kissin’, Innersmile (I, II, III, IV), Miniscente, n’O Amigo do Povo (I, II), ou no Risco Contínuo.

P. S. Já mesmo no encerramento de 2008, o dia 31 de Dezembro ficará assinalado pelo termo do Estado Civil, de Pedro Mexia…

Anúncios

Entry filed under: "Blogosfera" em 2008.

Blogosfera em 2008 (XXVII) Blogosfera em 2008 – Agradecimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2008
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: