Blogosfera em 2008 (XIII)
13 Dezembro, 2008 at 12:20 pm Deixe um comentário
A 4 de Junho, os sociólogos Hugo Mendes e Renato Carmo – tendo por base a citação de Albert Camus, no seu livro “O Homem Revoltado”, «No meio-dia do pensamento, o revoltado recusa assim a divindade, a fim de partilhar as lutas e os destinos comuns» – davam início ao “Pensamento do Meio-Dia”, espaço para abordar algumas das “inquietudes do espírito”: «a privação, a abundância, a (des)igualdade, a desconfiança, a cooperação, o crescimento, a (re)distribuição, as instituições, a política, a educação».
No dia seguinte nascia o “Novo Benfica” – visando «devolver ao Benfica “a voz de outros tempos”» -, com a participação de: António de Souza-Cardoso, Armindo Monteiro, Bruno Carvalho, Júlio Machado Vaz, Miguel Esteves Cardoso, Miguel Álvares Ribeiro, Miguel Osório, Paulo Ferreira, Pedro Fonseca e Pedro Ribeiro.
Seria então criado o “40 horas em Serralves”, um blogue especificamente dedicado ao evento “Serralves em Festa” (realizado a 7 e 8 de Junho), com uma efémera vida de apenas uma semana!
A 12 de Junho era apresentado o blogue da Fundação José Saramago.
Antecedendo em poucos dias, o início (a 15) do “Caminhos da Memória”, que se apresentava como «um blogue que pretende dar voz a diferentes formas de lembrar, de evocar e de interpretar o passado, recorrendo a leituras contemporâneas da história e da memória». Com uma redação constituída maioritariamente por membros da Associação “Não Apaguem a Memória!”, ainda que não possua um vínculo formal com a mesma, agregava nomes como Diana Andringa, Irene Pimentel, Joana Lopes, Maria Manuela Cruzeiro, Miguel Cardina, Raimundo Narciso e Rui Bebiano, contando ainda com a colaboração regular de José Luís Saldanha Sanches, José Medeiros Ferreira, José Vera Jardim, Nuno Brederode Santos, para além de colaborações pontuais de Ana Vicente, Eduardo Graça, Jorge Martins, Maria João M. Pires e Nuno Teotónio Pereira.
No mesmo dia, Manuel Maria Carrilho começava a escrever num novo blogue, denominado Contingências.
A 19 de Junho, João Paulo Meneses – não disfarçando algum cansaço e esgotamento do modelo, a que as sucessivas controvérsias, polémicas e, inclusivamente, «animosidades» que os seus escritos vinham gerando não terão sido alheias – colocava termo à publicação do Blogouve-se. Uma perda importante para este segmento da blogosfera, em particular no que respeita à ética no jornalismo.
Entry filed under: "Blogosfera" em 2008.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed