LIGA DOS CAMPEÕES – 1/8 FINAL (ACT.)
7 Março, 2007 at 9:43 pm Deixe um comentário
AC Milan – Celtic – 1-0 (a.p.) / 0-0 (1-0)
Arsenal – PSV – 1-1 / 0-1 (1-2)
Manchester United – Lille – 1-0 / 1-0 (2-0)
Bayern – Real Madrid – 2-1 / 2-3 (4-4)
Lyon – Roma – 0-2 / 0-0 (0-2)
Liverpool – Barcelona – 0-1 / 2-1 (2-2)
Chelsea – FC Porto – 2-1 / 1-1 (3-2)
Valencia – Internazionale – 0-0 / 2-2 (2-2)
Nos jogos de hoje, mais 4 clubes apurados / mais 4 clubes eliminados; a competição “afunila” a caminho da final de Atenas.
E se, ontem, haviam já ficado pelo caminho três das equipas teoricamente favoritas nesta eliminatória (Barcelona, Inter e Lyon), hoje foi a vez de Real Madrid e Arsenal (impossibilitando o “pleno” das equipas inglesas), com o AC Milan a ser obrigado a um prolongamento frente ao Celtic. Para já – tal como ontem o Chelsea -, apenas o Manchester United confirmou o favoritismo… a que se juntaria mais tarde o Milan.
Manchester United, Liverpool e Chelsea (um fortíssimo contingente inglês), AC Milan e Roma (dois representantes italianos), PSV, Bayern e Valencia são agora os candidatos à conquista do ceptro máximo do futebol europeu.
Reeditando um antigo duelo entre José Mourinho e Jesualdo Ferreira, o Chelsea recebeu hoje em Londres o FC Porto, numa partida decisiva para definir o apuramento para os 1/4 Final da Liga dos Campeões.
Entrando em vantagem (a que resultava do empate a um no Estádio do Dragão), a equipa inglesa pareceu começar o jogo – de forma pragmática – tacticamente na expectativa, concedendo espaços ao FC Porto… que aproveitou: logo aos 14 minutos, Lucho Gonzalez desmarcou Quaresma, que se isolou, não dando hipóteses ao guarda-redes Petr Cech.
O FC Porto passava (novamente) para a frente da eliminatória e colocava o Chelsea sob pressão.
Até à meia-hora de jogo, o FC Porto, personalizado, continuou a ser atrevido, a jogar o “jogo pelo jogo”. No quarto de hora final da primeira parte, a equipa portuguesa começou a ter mais cautelas e, em contrapartida, o Chelsea tornou-se mais ofensivo.
Ainda assim – com o FC Porto a conseguir segurar a vantagem até final do primeiro tempo – ao intervalo, notavam-se sinais de apreensão nos rostos dos responsáveis do Chelsea, com os adeptos também notoriamente insatisfeitos… até por que, um eventual segundo golo do FC Porto, obrigaria o Chelsea a ter de marcar 3!
Mas, as coisas rapidamente tomariam um rumo diferente; logo no segundo minuto da etapa complementar da partida, num remate forte de Robben, Helton – algo desatento – deixando a bola bater no terreno à sua frente, seria traído, sendo mal batido. Estava reposta a igualdade no jogo… e na eliminatória.
A partir daí o Chelsea exerceu mais pressão, com maior intensidade física, com um futebol “directo”, colocando – nos minutos imediatos – o FC Porto em apuros. Parecia estar eminente – no decorrer do primeiro quarto de hora – novo golo da equipa inglesa.
Gradualmente, o FC Porto foi-se reposicionando, procurando reequilibrar a tendência do jogo.
Já com 73 minutos, o FC Porto passaria por novo sobressalto, com Helton a defender mal, a bola a ressaltar e Drogba a rematar contra o corpo de um jogador portista, a evitar o golo.
…Era o aviso do que aconteceria 5 minutos depois: numa triangulação perfeita, de cabeça, entre Drogba e Shevchenko, a bola chegaria a Ballack (com todos estes jogadores do Chelsea sem a marcação adequada) que, em pleno centro da área, não teve dificuldade em bater Helton, concretizando a “reviravolta” no marcador e colocando o Chelsea – agora, de modo efectivo – novamente em vantagem na eliminatória.
Que se viria a revelar definitiva, dado que o FC Porto não conseguiria criar oportunidades de perigo para marcar novo golo, que lhe conferiria o apuramento.
O Chelsea (e José Mourinho) seguem em frente, para os 1/4 Final, juntamente com o Liverpool, a Roma e o Valencia.
O FC Porto fica pelo caminho, ao mesmo tempo que o Barcelona (o Campeão Europeu em título foi ganhar a Liverpool – Campeão de há 2 anos -, mas os ingleses vencem a eliminatória, graças ao triunfo em Camp Nou); e também, outros dois grandes da Europa, o Inter de Milan e o Lyon (uma vez mais a não conseguir demonstrar o seu efectivo poderio).
Entry filed under: Desporto. Tags: Futebol, Liga Campeões.




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed