PORTUGAL – NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO (V)

20 Fevereiro, 2004 at 1:50 pm

“A organização política e administrativa que os Romanos deram ao território foi destruída pelos grupos de bárbaros que invadiram a Europa ocidental nos princípios do século V.

Em 411 entraram no nosso actual território grandes bandos de alanos, vândalos e suevos, povos que tinham sido violentamente arrancados das suas terras pela invasão dos Hunos e que depois dessa expulsão vagabundearam pela Europa à procura de novas terras onde pudessem viver. Os Alanos eram oriundos da região do Cáucaso; os Vândalos eram germanos de raiz escandinava; os Suevos também eram germânicos, supõe-se que aparentados com os grupos de anglos e saxões que, por essa mesma altura, se foram instalar na Inglaterra.

Só os Suevos fundaram organização política de certa duração.

Estabilizados, organizaram um reino que abrangia a Galiza e tinha capital em Braga.

Estes grupos bárbaros não eram numerosos. Apesar disso, dominaram as províncias romanas com enorme rapidez e, depois de instalados, não provocaram grandes resistências por parte das populações.”

“História concisa de Portugal”, José Hermano Saraiva

[1017]

Entry filed under: Semana da História.

ICOSAEDRO BENFICA – CENTENÁRIO (XX)


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Fevereiro 2004
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.