PORTUGAL – NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO (II)

17 Fevereiro, 2004 at 1:55 pm

“A idade do bronze (2000 a. C. – 800 a. C.) registou provavelmente novos movimentos migratórios, porque a forma de sepultar os mortos mudou muito; em vez das grandes criptas colectivas, predomina o túmulo individual. Foi ao longo deste período que se estabeleceu um tipo de povoamento de que existem hoje ainda muitos vestígios: os castros, povoações formadas por casas de pedras, com cobertura de colmo, situados em pontos altos e que foram escolhidos com preocupações defensivas.

O povo português resultou assim de um milenário processo de miscigenação de sangue e de sucessivas sobreposições culturais.

A partir dos princípios do primeiro milénio antes de Cristo começaram a chegar grandes bandos de gente oriunda da Europa central: os Celtas. Tinham uma enorme vantagem técnica sobre as populações que encontravam instaladas: sabiam trabalhar o ferro.

Os Celtas lutaram com as populações indígenas, mas acabaram por se fundir com elas.”

“História concisa de Portugal”, José Hermano Saraiva

P. S. O Pedro anunciou o fim do Flor de Obsessão (e mais, que irá ser mesmo apagado…). É um pouco da “magia e do encanto original” da blogosfera que se perde, com este abandono de um dos “fundadores” (a propósito, vejam-se os textos d’A Praia e do Barnabé… e, também, do Contra a Corrente).

P. S. 2 – O Blogue de Esquerda lança mesmo um “Manifesto pelo regresso da Coluna“!

[1006]

Entry filed under: Semana da História.

ANTÓNIO MEGA FERREIRA BENFICA – CENTENÁRIO (XVII)


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Fevereiro 2004
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.