Archive for 17 Fevereiro, 2004
BENFICA – CENTENÁRIO (XVII)
1948
O atleta benfiquista Luís Alcide destaca-se no triplo-salto, representando Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres.
1949
O Benfica vence, pela 4ª vez, a Taça de Portugal, vencendo na final o Atlético, por 2-1.
1950
Na finalíssima (depois de 3-3 no primeiro jogo), e após 3 prolongamentos (!), o Benfica conquista a Taça Latina, a prova de maior prestígio na Europa na época (disputada entre os campeões de Portugal, Espanha / Atlético Madrid, França / Bordéus e Itália / Lazio, potências dominantes no futebol europeu) – antecessora das actuais competições europeias -, vencendo o Bordéus por 2-1 (depois de derrotar a Lazio por 3-0).
Ganha também o Campeonato Nacional, pela 7ª vez.
1951
O Benfica vence pela 5ª vez a Taça de Portugal, batendo na final a Académica, por 5-1, com 4 golos de Rogério e outro de Arsénio.
[1007]
PORTUGAL – NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO (II)
“A idade do bronze (2000 a. C. – 800 a. C.) registou provavelmente novos movimentos migratórios, porque a forma de sepultar os mortos mudou muito; em vez das grandes criptas colectivas, predomina o túmulo individual. Foi ao longo deste período que se estabeleceu um tipo de povoamento de que existem hoje ainda muitos vestígios: os castros, povoações formadas por casas de pedras, com cobertura de colmo, situados em pontos altos e que foram escolhidos com preocupações defensivas.
…
O povo português resultou assim de um milenário processo de miscigenação de sangue e de sucessivas sobreposições culturais.
…
A partir dos princípios do primeiro milénio antes de Cristo começaram a chegar grandes bandos de gente oriunda da Europa central: os Celtas. Tinham uma enorme vantagem técnica sobre as populações que encontravam instaladas: sabiam trabalhar o ferro.
…
Os Celtas lutaram com as populações indígenas, mas acabaram por se fundir com elas.”
“História concisa de Portugal”, José Hermano Saraiva
P. S. O Pedro anunciou o fim do Flor de Obsessão (e mais, que irá ser mesmo apagado…). É um pouco da “magia e do encanto original” da blogosfera que se perde, com este abandono de um dos “fundadores” (a propósito, vejam-se os textos d’A Praia e do Barnabé… e, também, do Contra a Corrente).
P. S. 2 – O Blogue de Esquerda lança mesmo um “Manifesto pelo regresso da Coluna“!
[1006]
ANTÓNIO MEGA FERREIRA
O perfil do homem é conhecido de todos, assim como as iniciativas que desenvolveu ao longo da vida, de que será exemplo mais reconhecido a organização da EXPO98.
Mas, se ontem falava do programa de Fernando Alves, e da sua abordagem pela positiva, divulgando o que de melhor se faz em Portugal, devo referir hoje o livro de António Mega Ferreira, “Uma Caligrafia de Prazeres”.
Nesta página que tem o “objectivo prioritário de divulgar o que de melhor vai acontecendo em Portugal e no Mundo“, este livro é uma referência obrigatória, uma vez que se baseia na mesma filosofia, de divulgação do “melhor”:
“Este livro não é, longe disso, um «manual de sobrevivência». Nele quase não se fala daquilo que é essencial a toda a gente (a paz, o pão, a habitação…), mas de uma parte das coisas que, ao longo da vida, se me foram revelando como essenciais. Quer dizer: se tivesse que aterrar numa ilha deserta, poderia muito bem sobreviver sem nenhuma destas coisas, imagens, livros, objectos, músicas, de que aqui vos falo. Mas talvez já não conseguisse viver sem as evocar na minha memória, sem lhes sentir o cheiro ou a textura, a doce harmonia das palavras ou a misteriosa química dos sons.”
Um livro de crónicas, em que Mega Ferreira nos fala de prazeres que se vêem (tapeçarias, livros, telas, avenidas, locais, pontes, cidades, quadros, …) que se sentem (vinhos, gelados, bifes, restaurantes, chocolates, café, chá, …), que se ouvem (vozes, música, ópera, …) e de muito mais…
“Se há coisas de que eu gosto tanto, porque não as hei-de partilhar com os outros?” e “Cada vez me dá maior prazer escrever sobre o que me dá prazer“, são as motivações apontadas.
Um livro que o autor dedica aos seus amigos: “Atento, venerador e obrigado”. Um livro para oferecermos ao nosso melhor amigo!
[1005]



