"DESINVENÇÃO DA INTERNET"
No Brasil, está em curso uma “revolução”, em protesto contra a plataforma de “blogues” da Globo (blogger.com.br), que estará a bloquear o acesso a partir do estrangeiro aos “blogues” aí residentes, algo de inconcebível e inacreditável.
A propósito, leia-se mais este excelente texto do César Valente, no Carta Aberta (já com um novo endereço):
“Quando uns malucos conseguiram conectar uma rede de computadores à rede da universidade mais próxima e depois outra e mais outra, os sujeitos que inventaram a Internet estavam justamente em busca de uma ferramenta que eliminasse fronteiras e distâncias. Não faz muito tempo. E a ideia, porque era boa, prosperou rapidamente.
Agora, os génios da Globo com a presunção dos idiotas, resolvem ampliar a experiência que fizeram com o kit.net: a desinvenção da Internet. Uma rede local, desconectada da rede mundial.
Nem nos Estados Unidos, aquele lugar estranho onde fazem campeonatos mundiais sem um único participante de outro país, onde a maioria acha que consegue sobreviver só com seu estupendo mercado interno, alguém pensou ou tentou coisa parecida. Não na Internet.
…
Quando, com uma das mãos fizeram uma coisa mais ou menos certa, que é avisar com alguma antecedência que a partir de 1º de Março vão fechar os blogues que estiverem acima de 10 mb, com a outra construíram o muro da Globo, isolando-nos do mundo, na contramão da lógica da Internet.
Mas não há de ser nada. A ditadura militar não conseguiu calar-nos a todos e certamente a Globo também não conseguirá. Por via das dúvidas ontem tirei o pó da velha máquina de escrever e do valente mimeógrafo, reforcei o stock de cartolina, tinta e pincéis. Nunca se sabe. Começam fechando o acesso aos nossos blogs, depois fecham nossos blogs, pode ser que, adiante, proíbam voos internacionais, cortem nossa linha telefónica e suspendam a luz. Precisamos estar preparados para tudo.”
[1003]
Entry filed under: Blogosfera.



