NOVOS PAÍSES MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – MALTA (IV)

12 Fevereiro, 2004 at 8:15 am

Durante as duas Guerras Mundiais, Malta assumiu relevância como base militar; com a entrada da Itália na II Guerra, seria violentamente bombardeada e devastada, tendo, não obstante, a população resistido, vindo a ilha a servir de base à contra-ofensiva aliada.

Não obstante as Constituições de 1921 e 1939 concederem ao povo Maltês uma autonomia limitada, entretanto reforçada em 1947, Malta viria, em 21 de Setembro de 1964, a obter a independência, a qual seria definitivamente consolidada em 1971, sendo posteriormente proclamada a República (em 1974).

Permaneceria ainda como base militar britânica, até à retirada final das tropas em 1979.

Em 1989, seria assinado um protocolo relativo ao projecto de União Aduaneira com a União Europeia, limitando-se a anterior cooperação com a Líbia, do final dos anos 70.

O pedido de adesão à União Europeia seria apresentado em 1990. Malta viria à aderir à NATO em 1995.

[992]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

"WEBLOGS – DIÁRIO DE BORDO" "GIRL WITH A PEARL EARRING"


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Fevereiro 2004
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.