BENFICA – CENTENÁRIO (I)
A 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de cerca de duas dezenas de jovens, impulsionados por Cosme Damião, juntava-se na “Farmácia Franco”, em Belém, para fundar um clube de futebol, a que seria atribuído o nome de Sport Lisboa.
Em 1906, seria formado o Grupo Sport Benfica, mais vocacionado para o ciclismo, que, não obstante, dispunha de um campo de futebol (Quinta da Feiteira), o que levou, em 13 de Setembro de 1908, à junção ao emblema da águia do Sport Lisboa, da roda de bicicleta do Sport Benfica, com a fusão dos dois clubes no Sport Lisboa e Benfica.
No ano do centenário, apresentarei, ao longo deste mês, breves referências aos principais marcos da história desta grande instituição nacional.
2001
Após 10 anos de interregno, o Benfica conquista o seu 9º título de Campeão Nacional de Râguebi.
No Hóquei em Patins, vence pela 11ª vez, e pelo segundo ano consecutivo, a Taça de Portugal, batendo na final o Óquei de Barcelos.
No futebol, tem a pior época de sempre, terminando o campeonato em 6º lugar.
2002
Ao vencer o FC Porto por 12-4, na segunda mão da Supertaça de Hóquei em Patins (após 2-2 no primeiro jogo), o Benfica conquistava pela 5ª vez o troféu.
2003
A 22 de Março, o Benfica realiza o último jogo no antigo Estádio da Luz, com uma vitória por 1-0 sobre o Santa Clara (golo de Simão Sabrosa).
A 25 de Outubro, era inaugurado o novo Estádio da Luz, estreado com uma vitória de 2-1 sobre o Nacional de Montevideu, do Uruguai, com dois golos de Nuno Gomes.
[962]



