FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – ESLOVÁQUIA (IV)

28 Agosto, 2003 at 6:03 pm

A República da Eslováquia, pequeno país, situado no “coração da Europa”, no cruzamento de estradas entre o Leste e o Oeste europeu – conforme a letra de uma canção de folclore, “entre as montanhas Tatra e o Rio Danúbio” –, é habitada por menos de 5 milhões e meio de pessoas (86 % de eslovacos; 11 % de húngaros; 2 % de ciganos).

É um país interior, sendo portanto todas as suas fronteiras terrestres, sendo o país rodeado por: República Checa, Áustria, Hungria, Ucrânia e Polónia.

As principais cidades são: Bratislava (450 000 habitantes), Kosice (240 000), Presov (95 000), Nitra (88 000), Zilina (87 000) e Banska Bystrica (85 000).

A maior parte do país é acidentado e montanhoso; as montanhas Tatra (cujo pico mais elevado é o Gerlachovsky), no Norte, reúnem algumas das estações de esqui mais visitadas no país, sendo intercaladas por típicos lagos e vales.

Os montes Cárpatos ocupam a maior parte do território da Eslováquia, formando uma barreira natural entre as planícies da Polónia (ao Norte) e da Hungria (ao Sul).

No sudoeste – região em que se localiza a capital, Bratislava –, as montanhas dão lugar às planícies do vale do Rio Danúbio, que liga a Eslováquia à Áustria e ao Mar Negro, sendo ainda a região atravessada pelos rios Movara e Vah.

A Eslováquia tem mais de 2000 cavernas e inúmeros castelos, para além de cerca de 40 estâncias termais.

[197]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

FIM DOS "BLOGUES" 1921 – CRIAÇÃO DA BCG


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Agosto 2003
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.