ONU – IRAQUE – QUE FUTURO?

19 Agosto, 2003 at 11:11 pm 1 comentário

Com o cobarde ataque terrorista de hoje, a ONU, que não aprovara o início da guerra, acabou vítima de .caucionar. o pós-guerra.

Vítima da .confusão., em termos de .alvo., entre os EUA e a ONU (eventualmente vista como fonte .legitimadora. da .ocupação. norte-americana).

Quem está por trás do ataque terrorista? Quais os objectivos que visa? Finalmente, não deixa de ser uma trágica ironia que – em contraponto a um Iraque que não teria possivelmente condições de .exportar. o terrorismo no pré-guerra (contrariamente às .supostas ameaças de armas de destruição maciça. que levaram a que fosse desencadeada) -, acaba por surgir, agora que a guerra que o visava combater .havia já terminado. (declaração de G. W. Bush em 1 de Maio), na sua máxima força.

Parece ser patente que há grupos no Iraque que não têm qualquer interesse na pacificação e na normalização da vida do país.

Mas outras ilações têm de ser extraídas: a .tal guerra. que fora .muito fácil. de vencer (surpreendentemente fácil, se nos recordarmos da falta de resistência que as tropas americanas enfrentaram na sua entrada em Bagdade), transmuta-se agora numa .muito difícil. luta pela paz. Parece também evidente que os americanos não se tinham preparado devidamente para o pós-guerra, revelando um grande desconhecimento do .terreno., da língua, dos costumes, da mentalidade do povo iraquiano.

O país começou a fragmentar-se e não chegou a afirmar-se uma sólida direcção central, não se tendo conseguido evoluções relevantes no processo de transição para a devolução da soberania aos iraquianos.

Não só a missão (eminentemente de ordem humanitária) da ONU não está a atingir os seus objectivos, como não se conseguiu garantir minimamente a segurança (as .baixas., militares e civis, não pararam de aumentar, desde Maio).

Este será o desafio essencial do futuro próximo . garantir a segurança, que possa proporcionar condições para uma actuação mais efectiva.

Agora, mais .a frio., passadas algumas horas sobre os tristes acontecimentos de hoje, quero, não obstante, acreditar que este revés . que atinge pessoalmente uma das figuras mais importantes, no topo da estrutura da Organização das Nações Unidas . não venha a ter implicações mais dramáticas, ao nível do que aconteceu à sua antecessora .Sociedade das Nações. e que a ONU possa continuar a sua actividade de pacificação, conciliação e harmonização a nível mundial.

[161]

Entry filed under: Internacional.

NOTÍCIA CONFIRMADA (?) 1912 – TITANIC

1 Comentário

  • 1. ANILTON's avatar ANILTON  |  28 Maio, 2004 às 12:44 am

    LER


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Agosto 2003
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.