“O CONCERTO DAS VELHAS SOCIEDADES” (I)

18 Agosto, 2003 at 5:57 pm

Na lógica de divulgação mais alargada, em cada semana, de um tema específico – e ainda tendo por mote a reduzida matéria de índole histórica nos “blogues” -, inicio hoje a apresentação de excertos de artigos que atravessam transversalmente diferentes épocas e temáticas históricas, socorrendo-me mais uma vez da publicação já antes referida, editada pelos jornais do “Grupo Lusomundo” em Julho de 1999 (“Notícias do Milénio”).

“Antes das descobertas marítimas dos séculos XV e XVI, que estabeleceram uma interligação regular entre as diversas fachadas litorais das grandes massas continentais, as terras emersas eram, havia já muito tempo, completamente ocupadas pelo homem, com excepção do continente antárctico. Mas as sociedades mais desenvolvidas, bem organizadas e diferenciadas, de implantação estável e animadas por vias de comércio activas, continuavam a ocupar apenas áreas circunscritas, separadas por vastas extensões onde as populações, dispersas em pequenos grupos nómadas, sobreviviam graças a actividades elementares, como a colheita de frutos silvestres, a caça e a pesca, ou graças à prática de formas ainda frustes de cultura ou de criação.”

“O Concerto das velhas sociedades” (Suzanne Daveau) – “Notícias do Milénio”

[152]

Entry filed under: Semana da História.

“CONTEÚDOS DE CIDADANIA NA INTERNET” "LA HISPANIOLA" (I)


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Agosto 2003
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.