“REALITY SHOW”

4 Agosto, 2003 at 8:20 pm

As televisões encontraram um novo filão nas “histórias” dos incêndios.

E, claro, “agarraram-se” a elas. Banalizando-as, tornando-as mais um “reality show”.

Gente em desespero absoluto, em completo descontrolo, atravessa os vários “jornais da noite”.

Ora, não é através da banalização, da repetição sistemática, da “exploração” das emoções que se vai resolver qualquer problema.

A informação deveria ser objectiva, precisa e concisa.

Assim, estamos a transformar isto em mais um “espectáculo”, como se de um filme (algo de irreal ou ficcional) se tratasse – como se fosse uma coisa longínqua, que só a outros diz respeito.

Não é assim que os portugueses vão adquirir consciência das reais implicações desta tragédia.

É que isto é mesmo real. E desesperante.

Mas só pode aperceber-se do seu impacto real quem está a viver, dia a dia, na angústia, no pânico de ela lhe “tocar à porta”.

P. S. Na fria linguagem dos números, que não deixa de ser “eloquente”, foram mais de 40 minutos na RTP1; mais de 50 minutos na SIC; mais de 1 hora (!) na TVI; honra lhe seja feita, apenas 20 minutos na SIC NOTÍCIAS, com a cobertura mais sóbria, mais serena, mas simultaneamente mais profunda, sem apostar na “superficialidade” do dramatismo das imagens.

[129]

Entry filed under: Media e Comunicação.

TAÇA AMÉRICA 1904 – GUERRA RUSSO-JAPONESA


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Agosto 2003
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.