Archive for 4 Agosto, 2003
“REALITY SHOW”
As televisões encontraram um novo filão nas “histórias” dos incêndios.
E, claro, “agarraram-se” a elas. Banalizando-as, tornando-as mais um “reality show”.
Gente em desespero absoluto, em completo descontrolo, atravessa os vários “jornais da noite”.
Ora, não é através da banalização, da repetição sistemática, da “exploração” das emoções que se vai resolver qualquer problema.
A informação deveria ser objectiva, precisa e concisa.
Assim, estamos a transformar isto em mais um “espectáculo”, como se de um filme (algo de irreal ou ficcional) se tratasse – como se fosse uma coisa longínqua, que só a outros diz respeito.
Não é assim que os portugueses vão adquirir consciência das reais implicações desta tragédia.
É que isto é mesmo real. E desesperante.
Mas só pode aperceber-se do seu impacto real quem está a viver, dia a dia, na angústia, no pânico de ela lhe “tocar à porta”.
P. S. Na fria linguagem dos números, que não deixa de ser “eloquente”, foram mais de 40 minutos na RTP1; mais de 50 minutos na SIC; mais de 1 hora (!) na TVI; honra lhe seja feita, apenas 20 minutos na SIC NOTÍCIAS, com a cobertura mais sóbria, mais serena, mas simultaneamente mais profunda, sem apostar na “superficialidade” do dramatismo das imagens.
[129]
TAÇA AMÉRICA
É grande a expectativa com que é aguardado (apenas previsto para Dezembro) o anúncio do vencedor da candidatura à organização da mais famosa prova de vela do mundo, a .Taça América., que reunirá 17 equipas concorrentes (16 .desafiantes. e o .defensor. do título).
Pertencendo o vencedor da última edição da prova à Suíça (país sem mar), perfilam-se como principais candidatos . para além de Lisboa . as cidades espanholas de Valência e Palma de Maiorca, a italiana de Nápoles e a francesa de Marselha.
O investimento necessário à eventual organização em Portugal desta competição deverá ser suportado por verbas públicas, assim como pelo projecto imobiliário planeado para Pedrouços / Algés, respeitando à melhoria das infra-estruturas dos dois locais centrais da competição, a Doca de Pedrouços e a Marina de Cascais.
O principal impulsionador da candidatura portuguesa é Patrick Monteiro de Barros, estimando-se um impacto económico da eventual organização da prova em Portugal de cerca de 1 500 milhões de euros.
P. S. Je veux remercier Iokanaan par la référence faite sur son blog (article “Une fenêtre sur le Portugal”). Aujourd’hui, les blogs portugais montent déjà à environ 1 600.
[128]
A EUROPA DAS LÍNGUAS (I)
A partir de hoje, introduzo uma nova .secção. . também bastante difundida noutros .blogues. ., neste caso, a do .Livro do Mês.: todos os meses, em sucessivas .entradas. (ao longo de uma semana), pretendo proceder à apresentação / divulgação de um livro.
Para começar, na sequência do que foi um pouco o percurso deste .blogue. no seu primeiro mês, inicio mais esta .viagem. com .A EUROPA DAS LÍNGUAS..
.Mais do que nunca, não basta duas pessoas sentarem-se, uma diante da outra, para tratar de qualquer assunto. Precisam de usar uma língua que seja compreensível para ambos, pois não será possível chegarem a um acordo, sem tal recurso, isto é, sem recorrer a uma língua que se torne .comum..
Numa Europa que tem a pretensão de ser cada vez mais unida . mas uma Europa em que a diversidade linguística é de uma riqueza extraordinária ., o problema assume uma importância que poderá ser decisiva, para bem ou para mal, tornando-se indispensável conhecer e compreender toda a realidade que lhe está subjacente.
É tendo em vista tudo isto que o livro do Prof. Miquel Siguan surge como um precioso instrumento de trabalho, mostrando-nos as raízes históricas e as consequências políticas da diversidade linguística da Europa. Mas não só: também as formas de vida nas sociedades em que convivem línguas diferentes, a influência do desenvolvimento técnico sobre a evolução dessas mesmas sociedades e a tendência para fazer de determinadas línguas um veículo de comunicação entre comunidades diferentes..
É desta forma que é apresentado pelo editor, o livro .A EUROPA DAS LÍNGUAS., de Miquel Siguan (coedição da Terramar com a SILC . Sociedade de Intercâmbio de Línguas e Culturas, com publicação original em 1996).
Um livro estruturado em torno dos seguintes grandes temas: Raízes históricas; Línguas nacionais e nacionalismos linguísticos; Unidade e diversidade . As políticas linguísticas dos Estados europeus; Línguas e sociedade na Europa; Línguas de comunicação internacional; Política linguística das instituições europeias; e Línguas e ensino na Europa.
Ao longo dos próximos dias, apresentarei alguns interessantes extractos desta obra.
P.S. A propósito desta temática, não posso deixar de fazer uma remissão para um excelente .post., no margaritas a los cerdos.
[127]
1903 – VOO NUM AEROPLANO
“Os americanos Wilbur Wright e seu irmão Orville realizam, com a ajuda de um motor a gasolina, o primeiro voo num aeroplano, na Carolina do Norte (EUA).”
[126]



