Blogosfera em 2008 (VI)

6 Dezembro, 2008 at 8:11 am Deixe um comentário

O início do mês de Março coincide com a suspensão (temporária) da publicação do Vida Breve, de Luís M. Jorge.

A 3 de Março, Paulo Querido anunciava a disponibilização, sob a forma de newsletter semanal, de alguns dos conteúdos mais relevantes do blogue “mas certamente que sim!”, marcando mais uma etapa inovadora na blogosfera portuguesa.

Na mesma data, tinha início o CINEdrio, de Luís Mendonça e Ana Campino; o tema é o Cinema!

No dia seguinte, Vasco M. Barreto colocava termo à existência do blogueA Memória Inventada”.

A 8, um artigo no Público, da autoria de Andreia Sanches e Isabel Leiria, abordava o papel da blogosfera enquanto «nova arma de mobilização», a propósito da contestação dos professores do ensino secundário à política governamental, em especial à reforma tendente à avaliação da classe docente:

Blogosfera, uma nova arma de mobilização
08.03.2008, Andreia Sanches e Isabel Leiria

Partilham desabafos, indignações e explicações sobre como interpretar as orientações do ministério. Blogues atraem milhares por dia

Um blogue está cheio de cartoons onde a ministra da Educação é frequentemente a personagem principal. Outro apresenta-se com um contador que regista os dias que faltam para o fim da legislatura. Em muitos, lêem-se desabafos sobre o dia-a-dia de quem dá aulas. “Na minha escola, primeiro mandam os alunos, os funcionários e os pais, depois manda o Conselho Executivo e, no fim, os professores…”, lamentava esta semana a autora do blogue A Professorinha, depois de contar como um pequeno da sua escola agarrou numa cadeira e tentou rebentar uma porta com ela. “A cadeira pesava mais do que ele…”

Noutro ainda, chamado Tempo de Teia, a bloguer explica que é uma professora pouco dada a manifestações de rua. Mas garante que hoje estará na marcha em Lisboa. E sugere: “Uma manifestação de milhares em silêncio seria bem mais eloquente que uma com gritos de ordem”.

Espaços de reflexão e de partilha de recursos, os blogues dedicados aos assuntos da Educação transformaram-se, nos últimos tempos, na expressão do descontentamento dos professores e num canal de divulgação dos protestos em curso. Alguns funcionam como verdadeiro “canal de divulgação imediata de certos movimentos de contestação”, diz Paulo Guinote.

Este professor de História e Geografia de Portugal/Língua Portuguesa – “não sindicalizado e sem rasto de militância partidária”, como se classifica – é autor do A Educação do Meu Umbigo.

Mais de 20 mil num dia

O seu blogue começou a ser “alimentado” regularmente a partir de 31 de Maio de 2006 com um texto chamado O estatuto da escravidão docente. Contactado pelo PÚBLICO, explica que foi esse ano que marcou o início da multiplicação de blogues – que se estendeu ao longo de 2007. Nas duas últimas semanas, o número de pageviews do A Educação do Meu Umbigo ascendeu às 12 mil a 15 mil por dia – no início de 2007, eram cerca de mil -, ultrapassando em audiência alguns dos mais famosos blogues, como o Abrupto ou o Causa Nossa, conta.

O recorde de entradas aconteceu no dia 26 de Fevereiro: mais de 20.700 visualizações, “um pouco na sequência da cobertura “quase em directo” do programa Prós e Contras [dedicado à Educação].”

O Terrear, de José Matias Alves, professor, ex-director-geral do Ensino Secundário (entre 1994 e 96) e recentemente nomeado para integrar o Conselho Científico para a Avaliação dos Professores, viu as audiências disparar quando, em Janeiro, começou a divulgar conteúdos ligados à avaliação do desempenho docente. Nesse mês, teve 30 mil visitantes e, no seguinte, 40 mil. “Fui o primeiro blogue a afirmar e a demonstrar que o Decreto Regulamentar 2/2008 (regulamentação da avaliação) saído a 10 de Janeiro era impossível de cumprir”, diz Matias Alves por e-mail.

Haverá alguma relação entre blogues e contestação? “Pela forma como a mobilização dos docentes foi ocorrendo, fora dos canais tradicionais, e observando a sua cronologia, diria que há alguma relação com a popularidade de alguns blogues na área da Educação. Mas isso não explica tudo”, diz Guinote. “Digamos que pode ter catalisado uma reacção que aconteceria na mesma, só que talvez de um forma mais lenta.”

Os blogues “têm contribuído para uma significativa mobilização dos professores”, afirma, por seu lado, Matias Alves. As questões da autonomia e gestão das escolas, e, sobretudo, a avaliação, “têm sido os principais catalisadores do interesse crescente, e percebe-se porquê: porque as pessoas se confrontam na sua acção diária com muitos “muros”, muitos silêncios, muitos paradoxos”.

A todas as horas do dia e da noite, há, pois, quem alimente a blogosfera com notícias de jornal, vídeos, legislação, documentos aprovados nas escolas, moções, petições. Aqui, as pessoas encontram, “em cima da hora”, os “múltiplos decretos e despachos do Ministério da Educação”, geralmente acompanhados por comentários e análises que ajudam a compreender como podem ser aplicados, diz Isabel Campeão, professora aposentada – “mas não abstraída” – autora do Memórias Soltas de Prof. Também isso, o facto de se terem tornado uma ferramenta para perceber as reformas, explica o sucesso que os blogues de Educação têm por estes dias.

A Educação do Meu Umbigo

Mais de um milhão de visitas desde Novembro de 2005. A 26 de Fevereiro de 2008, bateu o recorde de visalizações: mais de 20.700.

Terrear

125 mil visitas, que correspondem a mais de 330 mil páginas lidas (ou seja, cliques feitos para abrir textos, documentos, links do blogue). Foi criado há pouco mais de um ano.

O Cartel

Mais de 148 mil visitas, desde 3 de Outubro de 2005; mais de 201 mil páginas lidas.

Em Defesa da Escola Pública

Quase 20 mil visitas. desde 14 de Fevereiro deste ano.

A Sinistra Ministra

Cerca de 40 mil visitas. No blogue, não está visível a data em que foi criado.

Nota: os dados sobre o número de visualizações são fornecidos pelos autores ou pelos contadores dos blogues.

Entry filed under: "Blogosfera" em 2008.

Blogosfera em 2008 (V) Blogosfera em 2008 (VII)

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Dezembro 2008
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.